O surrealismo das esculturas e pinturas de Cláudio Aun


09/10/2006 17:32

Compartilhar:

Exposição "Cláudio Aun: 37 Anos de Arte"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Claudio Aun B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cláudio Aun<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Claudio Aun-artista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Encontra-se aberta no Mezanino do Hall Monumental do Palácio 9 de Julho a exposição "Cláudio Aun: 37 Anos de Arte", que reúne esculturas e pinturas da fase surrealista do artista.

Segundo o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani, "sua obra possui a lucidez de um princípio vivo que não necessita de racionalização para se tornar uma obra de arte". "Em uma concentração criadora, encontramos a um só tempo o sentido do toque e o sentido do espaço, uma compreensão inteligente tanto da estrutura quanto da forma."

O artista, que nasceu em São Paulo, em 1943, formou-se no IADE e iniciou sua carreira em 1969. No decorrer de 37 anos, participou de quase uma centena de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

O Museu da Escultura ao Ar Livre, instalado nos jardins da Assembléia Legislativa, possui em seu acervo uma escultura do artista, intitulada Homem Folha.

alesp