Discreção, "finesse" e silêncio constituem o lirismo da paisagem de Marcos Guimarães
O tratamento do espaço na pintura de Marcos Guimarães se desenvolve a partir de uma construção sólida dos planos. A oposição dos planos horizontais e dos verticais permitem melhor defini-lo. A utilização da luz participa diretamente a essa concepção rigorosa do escalonamento desses mesmos planos.
Fazer sentir o ar que banha as formas e as distâncias no espaço sempre foi uma das tentativas dos pintores franceses de época. O resultado na obra desse pintor é de uma atmosfera límpida com efeitos luminosos, doces e frios. As relações de sombra e de luz, perfeitamente nítidas, permitem separar e delimitar os diferentes planos.
Marcos Guimarães emprega as cores como poucos, além de possuir uma gama cromática própria. Sua paleta variada tem um frescor particular, que suaviza o rigor da composição e contribui, no seu esplendor insólito, ao poder de evocação da obra.
Os efeitos dos seus azuis, ao mesmo tempo intensos e suaves, são de uma grande pureza. O artista não hesita a contrastá-los com tons alaranjados ou marrons vivos. O azul do céu e do ar joga com os verdes das árvores, das folhagens, dos campos, dos riachos e dos musgos -- verde escuro, verde amarelo, verde marrom, verde roxo, verde cinza, ...
Nessa harmonia de azul, verde e branco, suas obras são impregnadas de uma poesia constante, poesia que não é estranha ao mistério, mas reúne discrição, "finesse" e silêncio.
Como bem observa-se no quadro "Rio Atibaia", oferecido ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, Marcos Guimarães manifesta um gosto especial pelas cores claras e cantantes, onde a pureza de um "metier" extremamente bem cuidado se impregna de lirismo discreto, de charme e de bem-estar.
O Artista
Marcos Antônio Queiroz Guimarães nasceu em Campinas, em 1959. Iniciou seus trabalhos com pintura em 1974. Três anos mais tarde, conheceu o mestre Aldo Cardarelli, de quem recebeu orientação sobre pintura paisagística. Em 1983, formou-se em Ciências Econômicas pela Unicamp. Nesse mesmo ano passou a intensificar a pesquisa da técnica a óleo e mergulhou em seu mundo de introspeção, isolando-se do meio artístico e criando sua própria linguagem pictórica.
Em 1989, cursou desenho clássico com o professor Álvaro de Bautista. No ano seguinte, optou por uma dedicação total à pintura e partiu para Firenze, Itália, onde cursou desenho e pintura no Palácio Spinelli. Teve aulas também com o professor Leonardo Passeri, restaurador oficial do governo italiano.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas, ressaltando-se: XXIX Salão de Belas Artes de Piracicaba (1980); Academia Paulista de Belas Artes (1982); Prêmio Pirelli Jovem Pintor - MASP; Academia Internacional de Arte Moderna de Roma (1991); 20ª Mostra de Artes Plásticas, Senac; Semana do Meio Ambiente - Prefeitura Municipal de Valinhos (1993); Arte do Momento - Centro Social Gessy-Lever, Valinhos; Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina; Galeria Latino Americana, Casa de Lãs Américas, Havana, Cuba; Arte do Momento II - Instituto Michuacano de Cultura, Morelia, México (1994); Simpósio Internacional de L´Estriade, Gramby, Canadá (1997); I Simpósio Internacional de Escultura Monumental de Ecatepec, México (1998); Arphos Pub Espaço Bar, Firenze, Itália; L´Egoista Discotec, Arezzo, Itália (1999); Espaço Cultural Hansen do Brasil; Espaço Cultural 3M do Brasil (2000); e III Panorama das Artes Visuais de Valinhos (2001).
Possui várias obras em acervos oficiais e particulares no Brasil e no exterior (Itália, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, República Dominicana, Argentina, Israel, México e Canadá).
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações