A Expansão do Ensino Superior Federal e o PT

Opinião
22/08/2005 12:37

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Hamilton.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A assinatura do convênio nesta sexta-feira, 19/8, entre a prefeitura de Sorocaba e a Universidade Federal de São Carlos, para instalação de um campus em Sorocaba é uma vitória valorosa para a população, principalmente se considerarmos que, enquanto em outros municípios do porte de Sorocaba a porcentagem de alunos do ensino superior em universidades públicas é de 33%, na nossa cidade essa porcentagem cai para 3%.

Tivemos a oportunidade de participar do início das discussões acerca do projeto de um campus da Ufscar para Sorocaba em 2000, na Escola Rubens de Faria. E desde o início das discussões até a concretização do projeto hoje, pudemos testemunhar as enormes dificuldades enfrentadas pela deputada federal Iara Bernardi. O Projeto enfrentou, desde a resistência de alguns políticos que priorizam os interesses partidários em detrimento dos interesses sociais, até a oposição de órgãos ambientais à instalação do Campus na Fazenda Ipanema.

Mas não podemos nos esquecer de um fato muito importante para essa discussão. Em 2001, a decisão de priorizar o projeto de implantação de um campus da Unesp em Sorocaba se deveu ao fato de o Ministro da Educação do Governo Fernando Henrique Cardoso não disponibilizar recursos para o Projeto da Ufscar para Sorocaba.

Isso significa que, além do grande e elogiável empenho da deputada Iara Bernardi, a concretização desse projeto hoje só é possível porque o Governo Lula tem-se empenhado na expansão do Ensino Público Superior. Já estão previstos recursos no Orçamento Federal deste ano para a instalação de dez novos campi de Universidades Federais em sete estados do Brasil. Para São Paulo, estão contemplados os campi da Ufscar em Sorocaba e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Santos, além da criação da Universidade Federal do ABC.

Para concretizar esse projeto de expansão o Governo Lula também já abriu concurso público para 2.365 vagas de professores (365 somente para os novos campi), e deverá estar contratando mais 4 mil docentes até o meio do ano que vem. A meta do Governo Lula é criar, em quatro anos, 35 mil novas vagas para alunos nas Universidades Federais. Por tudo queremos parabenizar a população de Sorocaba e a deputada Iara Bernardi pela conquista e agradecer o Governo Lula por priorizar os interesses da nossa região e do nosso País.

*Hamilton Pereira, deputado estadual (PT-SP)

hpereira@al.sp.gov.br

alesp