Parlamentar não quer Febem em Tremembé


11/05/2006 18:00

Compartilhar:

Padre Afonso (ao centro) e o prefeito José Antonio (2º à esq.) com vereadores e lideranças políticas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/padreafonsofebem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na próxima quarta-feira, dia 16/5, haverá um encontro na Secretaria de Estado da Justiça para discutir a construção de duas unidades da Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem) em Tremembé, no Vale do Paraíba. A reunião foi agendada pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV), que estará acompanhado do prefeito da cidade, José Antonio de Barros Neto. Os dois encabeçam uma frente contra a instalação das unidades e querem discutir alternativas para reverter o anúncio unilateral feito pelo Governo do Estado à prefeitura, em março. Recentemente, na Assembléia Legislativa, o deputado criticou a decisão e pediu prioridades para ações sociais de recuperação dos jovens, principalmente no setor de educação, em vez da criação de novas unidades prisionais.

Conforme o anúncio do governo, as unidades terão capacidade para 56 jovens e a obra teria custo mínimo de R$ 4,5 milhões, com previsão de término em 150 dias, a contar de março. A mobilização contra a instalação se dá pelo fato de o município já ter quatro presídios em funcionamento, com a uma população carcerária estimada em 5 mil detentos. O prefeito de Tremembé chegou a ameaçar de ingressar com uma ação civil pública contra o Governo do Estado para impedir a obra. "Queremos chegar num consenso nessa reunião agendada na Secretaria de Justiça", acrescenta Padre Afonso.

Segundo o deputado, Tremembé não suporta mais unidades prisionais e é carente de investimentos no setor de educação, necessitando, por exemplo, de uma escola de cursos técnicos e profissionalizantes ou de uma faculdade."Somos contrários ao projeto da Febem, pois sabemos que o sistema carcerário está falido e não recupera ninguém. O custo é muito alto e queremos que a Secretaria de Justiça olhe com carinho esse problema", reafirma Padre Afonso.

O deputado defende investimentos em políticas públicas que realmente atendam o anseio da sociedade, especialmente voltado para a juventude. "Ao invés da Febem, por que não se constrói uma escola que possa qualificar o jovem, como a Fatec", questiona o deputado. A reunião na Secretaria de Justiça está agendada para às 16h do próximo dia 16. "Vamos mobilizar a sociedade para que haja um plebiscito no município e para que o Estado remaneje os investimentos para ações de educação e recuperação, sem aumentar a estrutura carcerária em Tremembé, que já está saturada", defende Padre Afonso.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp