Novo superintendente do Iamspe fala sobre investimentos e déficit
Primeiro superintendente a assumir o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) após a transferência de administração do instituto da Secretaria da Saúde para a Secretária de Gestão Pública, Latif Abrão Jr., compareceu à reunião da Comissão Especial do Iamspe nesta terça-feira, 8/4, para falar sobre as diretrizes que pretende adotar para o hospital e também responder a questões sobre investimentos e déficit orçamentário. Latif afirmou que a mudança da secretaria gestora é "uma mensagem clara de que o governo vai cuidar da saúde do servidor como se fosse um benefício, que o Estado oferece ao funcionário público".
Sob a coordenação do deputado Celso Giglio (PSDB), a reunião contou também com a presença de funcionários demitidos do Hospital do Servidor, que buscam uma solução para o impasse surgido a partir de decisão da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que entendeu que a instituição deveria demitir funcionários que já estivessem aposentados. Entretanto, esses funcionários haviam optado formalmente por permanecer em atividade e reclamam também que não receberam direitos trabalhistas.
Ampliação no interior e déficit orçamentário
O superintendente informou que o instituto pretende oferecer medicina preventiva no interior, mediante a marcação de consultas com profissionais contratados na rede local de atendimento. "Uma das importantes diretrizes que devemos implantar no Iamspe é a descentralização", afirmou Latif, lembrando que o processo será gradual.
Sobre a tabela do hospital, o superintendente destacou que ela é duas vezes maior que a do SUS e que o problema não consiste no valor pago, mas no teto de procedimentos hospitalares e laboratoriais. Latif explicou que os procedimentos são limitados não exatamente pelo custo, mas pelo número de exames realizados, ou seja, pratica-se um teto.
Latif respondeu a dúvidas dos deputados presentes: José Candido (PT), Marcos Martins (PT), Afonso Lobato (PV), Valdomiro Lopes (PSB) e Adriano Diogo (PT). Os deputados Roberto Massafera (PSDB) e Uebe Rezeck (PMDB) também passaram pela reunião.
Representantes de entidades e de servidores públicos " como Apeoesp, Sindsaúde, Comissão Consultiva Mista do Iamspe, Associação Médica do Iamspe, Servidores do HC - puderam se manifestar e enfatizaram a questão da contrapartida do Estado no financiamento do instituto, mantido apenas pelos servidores através de contribuição descontada mensalmente no holerite, no valor de 2% dos vencimentos.
Sobre o financiamento do Iamspe, Latif declarou que num primeiro momento o governo está investindo na ampliação do atendimento no interior do Estado, por meio de rede conveniada. Quanto a recursos do Estado para cobrir o déficit orçamentário do Iamspe, que hoje está entre R$ 40 e $50 milhões, o superintendente afirmou que terá uma resposta do governo em 30 dias.
A respeito dos demitidos, foi aceita sugestão de Adriano Diogo, para que se promova reunião conjunta da comissão especial e da Comissão de Saúde e Higiene (esta presidida pelo próprio Diogo), para colocar numa mesma mesa de discussões demitidos do hospital, representantes da PGE, da Assembléia Legislativa, da superintendência e dos sindicatos envolvidos no assunto, na próxima terça-feira, 15/4.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações