Apoio à ação de orientação de alunos sobre tráfico de pessoas


23/07/2009 18:03

Compartilhar:

Edmir Chedid afirma que aliciadores devem ser denunciados à polícia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/edmiralunos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) declarou apoio à medida adotada pela Secretaria da Educação referente à ação de conscientização para prevenção ao tráfico de pessoas. A ação vai envolver 2,1 milhões de alunos através de discussões em sala de aula. Serão oferecidas orientações sobre as abordagens de aliciadores e os comportamentos de risco que podem torná-los vítimas. "A intenção é oferecer aos estudantes, pais e responsáveis informações que permitam identificar as características das promessas típicas de um aliciador", declarou o parlamentar. A iniciativa está fundamentada à missão de educar o aluno para a vida em sociedade, partindo do pressuposto que o aluno e a família não se deixarão envolver e, ainda, poderão denunciar os criminosos.

"A primeira etapa para uma ação eficaz é oferecer condições ao professor para que o tema seja tratado com responsabilidade. Afinal, o tráfico de pessoas é uma das atividades criminosas mais lucrativas e perde apenas para o tráfico de entorpecentes e armas. Atinge 2,5 milhões de pessoas e movimenta US$ 32 bilhões por ano", concluiu.

O trabalho conta com o apoio da ONG Serviço à Mulher Marginalizada, que tem como missão prevenir o tráfico e exploração sexual comercial de mulheres e meninas, através da promoção de programas de formação, de um centro de informação e de ações de sensibilização da sociedade em geral. A ONG SMM elaborou a cartilha "Tráfico de Pessoas: Uma Abordagem Política", disponibilizada para download através do site: http://www.smm.org.br/cartilha_traficopessoas.pdf.



echedid@al.sp.gov.br

alesp