Levante do Gueto de Varsóvia é rememorado em cerimônia


20/04/2010 17:56

Compartilhar:

Nanci Rosenchanz, Vitor Sapienza, Marcos Ajzenberg e Marina Sendacz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/SAPIENZAGUETOVARSO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vitor Sapienza (PPS) participou de cerimônia, no Instituto Cultural Israelita Brasileiro (Icib), em que foi lembrado o Levante do Gueto de Varsóvia, como ficou conhecida a revolta dos judeus confinados num setor da capital polonesa. A solenidade ocorreu na noite de segunda-feira, 19/4, e foi dirigida pela presidente da entidade, Marina Sendacz. Participaram também da cerimônia o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Ricardo Dias Leme, que representou o governador Alberto Goldman, o vereador Eliseu Gabriel, a historiadora Nanci Rosenchanz, o vice-presidente do Icib, Marcos Ajzenberg, e outras personalidades.

"Sinto-me muito honrado com o convite para dizer algumas palavras sobre esse episódio de um povo corajoso", declarou o deputado Sapienza. Ele destacou que se não tivesse ocorrido o Levante do Gueto de Varsóvia e a Guerra dos Seis Dias, o povo judeu poderia estar ainda submisso a outros povos. Ele lembrou o seu convívio com a comunidade judaica, no Bom Retiro, bairro onde nasceu e passou a adolescência. "A valentia desse povo merece o nosso respeito e admiração", destacou Sapienza.

O Levante do Gueto de Varsóvia ocorreu justamente no dia da Páscoa Judaica, em 19 de abril de 1943. O gueto chegou a abrigar 380 mil judeus, mas cerca de 300 mil já haviam sido enviados aos campos de extermínios dos nazistas. Durante o levante, os judeus dispararam tiros e granadas contra as patrulhas alemãs. Em resposta, os nazistas mataram todos os judeus que capturaram no gueto. A revolta terminou em 16 de maio de 1943.



vsapienza@al.sp.gov.br

alesp