Incentivos para transporte hidroviário


26/01/2010 16:04

Compartilhar:

Deputado defende maior uso da hidrovia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/PAULOALEXHIDRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) voltou a defender a criação de incentivos fiscais e o aumento de investimentos para o setor hidroviário. Entre as medidas propostas, estão a redução da carga tributária, a criação de linhas especiais de crédito e o aumento do volume das dragagens dos rios.

Em resposta ao requerimento de pedido de informação apresentado pelo deputado na Assembleia Legislativa, a Secretaria dos Transportes informou que as hidrovias representam apenas 0,5% das movimentações realizadas no Estado. Mesmo com previsão de crescimento do modal hidroviário, estudo da secretaria aponta que o segmento não conseguirá elevar o percentual até 2020.

Membro da Frente Parlamentar das Hidrovias, Paulo Alexandre ressalta que os rios da Baixada Santista são navegáveis e podem ser utilizados no transporte metropolitano de passageiros e de cargas, aliviando, assim, o já caótico trânsito de acesso ao porto de Santos e ao Pólo Industrial de Cubatão.

"Temos ainda a indústria naval e o setor de petróleo e gás, que apresentam grandes e reais possibilidades de expansão em todo o litoral paulista a partir de um quadro extremamente vantajoso. Especialmente para a Baixada Santista, que está na rota dos investimentos de empresários dessas áreas", justificou o deputado.

Para discutir o transporte hidroviário, será realizado nos próximos dia 4 e 5, na Associação Comercial de Santos, o seminário Sistema Hidroviário Regional. O evento tem o apoio do Instituto Impacto, presidido por Paulo Alexandre.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp