Demanda por trabalhadores reforça luta por escola técnica


07/12/2010 17:05

Compartilhar:

Trabalhador da Petrobras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/CARLINHOS1PETROFEDERAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para atender o crescimento da demanda da Petrobras entre 2010 e 2014, a indústria necessita treinar 212 mil pessoas. O cálculo é do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp), política do governo federal para o setor com vistas a ampliar a participação da indústria nacional no fornecimento de bens e serviços, e incrementar a geração de emprego e renda para o país.

O Prominp identificou gargalos em todos os segmentos. "Temos necessidades em todas as categorias. Estamos mudando de patamar, vamos precisar de mais bombas, mais tubos, de muito mais chapas de aço", afirmou o coordenador do Prominp, José Renato de Ferreira de Almeida, no 7º Encontro Anual do programa, realizado em Porto Alegre (RS).

Para sanar esse déficit de mão de obra, o Prominp realiza cursos anuais para treinar pessoas de diferentes níveis de escolaridade " do 1º grau ao nível superior. Entre as novas demandas está a necessidade de se formar operadores para sondas de perfuração.

A Petrobras tem um plano agressivo de exploração nos próximos anos, especialmente na camada do pré-sal. A empresa licitou a construção de 28 novos equipamentos desse tipo. "Haverá muitas sondas, e vamos precisar de operadores. Mas eles precisam de treinamento mais completo. É como um piloto de avião. Requer um tempo, e estamos correndo", revela Almeida.

A necessidade de formar mão de obra reforça o trabalho do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida, que pretende trazer para a cidade de São José dos Campos uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). "Estamos trabalhando para termos uma escola técnica federal dentro da área da Petrobras, que já aceitou liberar o local", disse Carlinhos.



carlinhos@carlinhos.org

alesp