Servidores da educação realizam ato na Assembléia pela derrubada do veto à LDO


30/08/2005 13:20

Compartilhar:

Servidores da educação lotam o Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LDO PUBL26MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de 800 manifestantes concentram-se na Assembléia paulista com o intuito de pressionar os deputados estaduais pela derrubada do veto do governador a emendas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que garantem mais recursos orçamentários para a educação. Professores, funcionários e estudantes das universidades públicas esperam com a mobilização conseguir com que o veto seja pautado para votação. As galerias do Plenário Juscelino Kubitschek estão lotadas e a sessão ordinária tem início previsto para as 14h30.

Representantes da área educacional do Estado organizam uma série de mobilizações nesta semana para garantir a aprovação de mais recursos para a educação na LDO. Várias unidades da USP já estão paralisadas. Professores, funcionários e estudantes estão aderindo ao movimento grevista. Segundo a Adusp (Associação dos Docentes da USP), cerca de 40% dos professores da universidade não deram aula. As unidades da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, da Unesp e da Unicamp vão decidir a adesão à paralisação em assembléias marcadas para esta semana.

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) também realiza diversas mobilizações nesta e na próxima semana.

A Comissão de Finanças e Orçamento já rejeitou o veto, agora a decisão cabe ao Plenário da Casa, que deverá discutir a matéria por 12 horas antes de votá-la. Para derrubar o veto, será necessário o voto favorável da maioria absoluta dos deputados (48).

As emendas vetadas pelo governador destinam para a educação 31% da receita tributária do Estado, 1% a mais do que hoje é revertido para o setor. Alem disso, eleva a alíquota do ICMS destinada às universidades de 9,57 % para 10%, e 1% da cota parte do ICMS para as faculdades de tecnologia do Estado.

alesp