Deputados recebem premiê libanês em São Paulo


10/06/2003 17:59

Compartilhar:

Deputado Zuza Abdel Massih, Rafik Hariri primeiro-ministro do Líbano, governador Geraldo Alckmin e deputado Said Mourad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/said10junho03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Said Mourad



O deputado Said Mourad (PFL) recepcionou o primeiro-ministro do Líbano Rafik Hariri, na base aérea de Cumbica, no sábado, 7/6, e o acompanhou até um hotel no centro da capital paulista, onde ficou hospedado. Também estiveram no aeroporto os deputados Zuza Abdel Massih (PRP) e Pedro Tobias (PSDB).

Hariri é o homem que liderou a reconstrução da capital Beirute, após a guerra que devastou o Líbano (1975-1990), obra que recolocou o país na rota mundial dos negócios, turismo e lazer. Em sua visita ao Brasil, o dirigente libanês apresentou aos empresários e ao governo brasileiro o novo e revigorado Líbano, com o objetivo de estreitar relações políticas e comerciais com o país que abriga a maior comunidade libanesa do planeta. São cerca de seis milhões de libaneses e descendentes vivendo no Brasil, mais que a atual população do Líbano, que é de quatro milhões de habitantes.

No Palácio dos Bandeirantes, Hariri esteve com o governador Geraldo Alckmin e os deputados Said Mourad e Zuza Abdel Massih. No dia 8 pela manhã, o premiê libanês abriu a Exposição Memória do Líbano, num shopping da cidade. À noite, em companhia do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Geraldo Alckmin e da prefeita da capital, Marta Suplicy, abriram o Congresso Planeta Líbano, no clube paulistano Monte Líbano.

O deputado Said esteve reunido reservadamente com Hariri, quando trataram de buscar meios para incrementar e ampliar as relações comerciais entre o Líbano e Brasil. O Líbano quer ser a porta de entrada de produtos brasileiros para todo o mundo árabe. Sua localização geográfica privilegiada, entre a Europa, Ásia e África, torna o país uma importante rota de comércio internacional.

Durante a abertura do Congresso Planeta Líbano, o presidente Lula confirmou que visitará o país até o fim deste ano e com ele levará a maior comitiva empresarial com o objetivo de fortalecer os laços comerciais, políticos e fraternais entre os dois povos, o libanês e brasileiro.

saidmourad@al.sp.gov.br

alesp