Líderes discutem limites da Juréia-Itatins


22/06/2005 18:30

Compartilhar:

Reunião dos líderes dos quatro municípios que pertencem a Estância Ecológica Juréia-Itatins <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JUREIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de assegurar a transformação da Estância Ecológica Juréia-Itatins em reserva de desenvolvimento sustentável, líderes dos quatro municípios que integram a área se reuniram nesta quarta-feira, 22/6, no plenário José Bonifácio, da Assembléia Legislativa. O tema é objeto do Projeto de Lei 613/2004, de autoria dos deputados José Zico Prado e Hamilton Pereira, ambos da bancada do PT.

Confiantes de que poderão mobilizar a maioria dos deputados estaduais para conhecer a área e seus habitantes, os líderes comunitários que congregam a União dos Moradores da Juréia reivindicam o aperfeiçoamento do projeto.

"Ao criar a Estação Ecológica Juréia-Itatins, o Executivo condenou os moradores da área à miséria, proibindo-os até de praticar agricultura de subsistência", disse o presidente da União dos Moradores da Juréia, Arnaldo Rodrigues das Neves Júnior, um dos porta-vozes do grupo. Ele disse que é compatível a permanência e sobrevivência digna dos moradores locais " que ocupam 20% da área " com a garantia da conservação ambiental , como reza o projeto de lei, que transforma a estância em Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

A "Estância Ecológica Juréia-Itatins" abrange os municípios de Iguape, Miracatu, Itariri e Peruíbe, com 360 famílias. Antonio Crescenti Filho, representante de Barra do Una apresentou um abaixo-assinado da comunidade.

Participaram do encontro Claudiana Soares, da Divisão de Pesca e Agricultura da Pefeitura Municipal de Iguape; Luciano Festa Mira, da Associação de Monitores Ambientais de Iguape; André Luiz Ferreira da Silva, estudante de Direito, técnico em Meio Ambiente e monitor ambiental de Juréia; Dauro Marcos do Prado, monitor ambiental de Juréia. A reunião teve o suporte técnico de Carlos Medeiros, assessor de Agricultura da Liderança da Bancada do Partido dos Trabalhadores, e Wladimir Belisário Júnior, assessor jurídico do deputado Hamilton Pereira (PT).

alesp