Parlamentares e servidores buscam solução para saúde pública na Baixada


06/07/2009 16:21

Compartilhar:

Deputada Prandi em reunião com servidores públicos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/PRANDISERVIDORES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Maria Lúcia Prandi (PT), Regina Célia, vereadora de Itanhaém, e representantes dos servidores públicos estaduais estão empenhados na busca de solução para o atendimento médico e hospitalar ao funcionalismo na Baixada Santista. No dia 1º/7, eles participaram de dois encontros sobre a questão: pela manhã, na Secretaria Estadual de Gestão Pública, em São Paulo, e, à tarde, com representantes do Hospital Ana Costa e do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe), na tentativa de fechar um convênio.

"Há 20 anos os servidores da Baixada Santista estão sem assistência hospitalar, mesmo realizando uma contribuição mensal compulsória de 2% sobre os salários. Hoje, quando necessita de uma internação ou de um exame mais complexo, o funcionário precisa buscar atendimento no Hospital do Servidor, na capital. Pessoas já morreram por falta de acesso ao tratamento", enfatizaram as parlamentares, indignadas com os anos de descaso do Estado para com o funcionalismo da região.

Conforme lembrou Hugo Coviello, presidente da Associação dos Servidores da Justiça na Baixada Santista (Assojubs), o Estado desconta mensalmente cerca de R$ 500 mil dos funcionários públicos estaduais da região. "Entretanto, dados oficiais do próprio governo apontam que apenas R$ 20 mil são empenhados por mês na cobertura médico-hospitalar da Baixada. É absurdo", frisou Silvio Micelli, presidente da Comissão Consultiva Mista (CCM), órgão representativo dos servidores no Iamspe.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp