Opinião - Água limpa para um mundo saudável


22/03/2010 18:20

Compartilhar:


Esse foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar, em 22 de março deste ano, o Dia Mundial da Água. Não é uma data a ser comemorada apenas porque são grandes os desafios no setor de recursos hídricos, mas um dia específico de reflexão sobre o tema e conscientização de cada de um de nós, da sociedade civil em geral, iniciativa privada e órgãos governamentais, para a necessidade da preservação da água.

Em todo o mundo, o mês de março é dedicado a atividades, celebrações e reflexões sobre o uso sustentável e consciente da água. Neste ano, o foco é a qualidade da água, com o objetivo de mostrar que, na gestão dos recursos hídricos, qualidade é tão importante quanto quantidade.

Relatório conjunto da Organização Mundial da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância, divulgado dia 15 último, mostra que quase 6 bilhões de pessoas usam fontes seguras de água potável, representando 87% da população mundial. No entanto, ainda há muito a ser feito no que diz respeito ao cumprimento da meta de saneamento. Quase 40% da população mundial, ou seja, 2,6 bilhões de pessoas, não tem acesso a instalações sanitárias adequadas. Com base nesse estudo, a comunidade internacional não vai conseguir alcançar, até 2015, a meta sobre saneamento básico para cerca de 1 bilhão de pessoas. Outro dado importante do relatório é que, apesar de a população mundial estar quase igualmente dividida nas áreas urbanas e rurais, a maioria das pessoas sem acesso à água potável e ao saneamento vive no campo. A cada ano, a falta de higiene e de acesso à água mata cerca de 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos de idade.

A agricultura é o setor que mais gasta água no Brasil e no restante do mundo. Do total captado do recurso no país, que significa 1.841 metros cúbicos por segundo, cerca de 47% é encaminhado à irrigação. Outros 8% são destinados à criação animal e 2% estão ligados ao consumo de água em habitações rurais. Por outro lado, há o crescimento populacional e industrial nas áreas urbanas, que significam novas fontes de poluição e aumento do consumo de água limpa.

O abastecimento de água potável para o presente e o futuro é um ponto que deve ser discutido para a tomada de decisões. A qualidade da água é requisito básico para seu adequado uso em diversas finalidades. O Brasil possui um dos patrimônios hídricos mais importantes do planeta. Pelo país, circula 12% da água doce disponível no mundo. Somos privilegiados por isso, mas não podemos esquecer que a água é um bem finito.

Todos os cidadãos têm um papel decisivo quanto à preservação da água e podem dar sua contribuição, gerenciando esse recurso de forma responsável, cientes do importante bem que é a água.



*Chico Sardelli é deputado pelo Partido Verde.

alesp