Os personagens de Julio Camarero: uma relação de intimidade poética e psicanalítica

Emanuel von Lauenstein Massarani
25/11/2003 14:00

Compartilhar:

Julio Camarero<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Julio Camarero.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Elis Regina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Julio Camarero ElisRegina.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A perfeição técnica com a qual Julio Camarero sabe tratar a matéria é fundamental: essa perfeição se desprende espontaneamente do valor estético, este mais do que evidente. Não se fala de imagem fria, mas de perfeição inerente a uma sensibilidade inata, que nada pede ao empenho calculado, mas se vale de uma extemporaneidade que acrescenta arte à própria arte.

Em suas composições nada é tratado hermeticamente, suas visões são legíveis de imediato: a alegria, o amor ou a dor constituem tramas evidenciados pela cor. Da expressão do olhar, da boca, do movimento das mãos que não são estranhas a todo contexto pictórico, mas cuidadosamente tratadas com a finalidade de completar o significado meditadamente desejado.

Uma relação de intimidade poética e psicanalítica percorre suas telas parcimoniosamente pintadas, onde o branco ao fundo valoriza sobremaneira o delicado cromatismo que o envolve. Trata-se de uma pintura que encontra imediata resposta pela sensibilidade que o artista emprega ao criar a estrutura formal de suas obras figurativas e pela técnica com a qual procede para realizar a natureza das coisas.

Sua pintura põe em evidência todo o seu poder inventivo, resultado de figuras delicadamente traçadas com toques firmes e geniais. Mas além da precisão Julio Camarero procura dar uma visão interior dos personagens retratados, como em Elis Regina, obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, onde encontramos a presença de uma completa harmonia, de serenidade e de alegria, de felicidade e de esperança na vida.

O Artista

Julio Camarero, pseudônimo artístico de Julio Gabriel Camarero Thomaz, nasceu em São José do Rio Preto, SP, em 1933. Estilista de formação, designer de móveis, ilustrador, decorador e retratista, seu trabalho tem mil faces e uma única ferramenta: o desenho.

Pintor de técnica hiper-realista impecável e com grande habilidade, emprestou o seu traço à industria da moda, sem nunca esquecer o seu lado criativo e intuitivo de grande observador, quase um fotógrafo sem máquina apenas o traço certo e seguro. Pertence ao grupo Ponte Cultura, composto por artistas plásticos de várias nacionalidades, tendências e técnicas.

Entre outras atividades, foi diretor de arte, moda e fotografia da Editora Abril (1961 a 1965); estilista contratado pela Rhodia para desfiles no Brasil e na Europa; ilustrador e jornalista de O Estado de S. Paulo (1966 a 1968); criador de estampas para papel de parede e tecidos de decoração; idealizador da feira da moda do Ceará.

Através de viagens pela Europa, realizou pesquisas sobre tendências da moda para calçados, bolsas, estampas e confecção, além de ter desenvolvido projetos de decoração de interiores e arquitetura. Elaborou uma grande série de aquarelas ainda inéditas sobre a moda do século XX (1996 a 2002).

A partir dos anos 90 passou a residir em Jaboticabal, onde se dedicou à pintura e ao desenho realizando retratos e pinturas hiper-realistas que ilustram personagens do século XX.

alesp