Sobrepondo na imagem antiga a atual realidade, Suzana Garcia projeta dois tempos da metrópole

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
07/07/2006 16:23

Compartilhar:

Suzana Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/suzana garcia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""São Paulo em Dois Tempos" Clique para ver a imagem ">

O caráter forte, afirmativo, conciso e às vezes até mesmo descritivo de suas telas, possui suas próprias raízes no amor da artista por São Paulo. As imagens comparativas de Suzana Garcia revelam geralmente uma fisionomia larga, tendendo à hipérbole, e uma enunciação plástica, marcada e contrastante.

O duplo registro das imagens, bem como da luz e da sombra, é usado pela artista com destreza. Ela sente a necessidade de sublinhar, de dar à sua expressão uma forma categórica que evidencia o essencial.

Suzana Garcia deseja manter com o espectador uma relação viva e direta. Seu desenho cavado retalha o contorno das imagens dando-lhes uma estrutura incisiva, enquanto sua pintura, bastante monocromática, segue uma linha expressionista, onde a própria estrutura eloqüente constitui uma metáfora do sentimento.

O observador atento descobre quanto é forte o sentido da estrutura e do desenho da artista, onde com rara sutileza de sensações óticas ela consegue sobrepor na imagem antiga uma atual realidade, provocando uma sensação de relevo plástico.

Muitas vezes registrada sobre tonalidades frias, suas obras possuem origem fantástica embora conservem o elã da invenção plástica e da significativa volumetria, que lhe conferem uma grande expressividade.

Na obra "São Paulo em Dois Tempos", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Suzana Garcia realiza no novo milênio e com muita habilidade o que o celebre fotografo Militão conseguiu registrar em três tempos na cidade de São Paulo em fins do século XIX e inícios do século XX. À distancia de um século e utilizando como referência fotos de época, a artista consegue concretizar uma comparação, sobrepondo à imagem de então a realidade arquitetônica de nossos dias.



A artista

Suzana Garcia nasceu em São Paulo em 1996. Formou-se em engenharia de produção com ênfase em química pela Faculdade de Engenharia Industrial (1989). Estudou artes plásticas na Escola Panamericana de Arte (1983) e participou de diversos cursos: história da arte no Museu de Arte de São Paulo; arte italiana, com os professores Luiz Marques e Luciano Migliaccio (1993); arte contemporânea, com Agnaldo Farias; romantismo, com o professor Jorge Coli (1994); e pintura encáustica e arte contemporânea, com Waldo Bravo.

Realizou exposições individuais no Centro Prodam de São Paulo e no Teatro Brasileiro de Comédia (2001) e participou das seguintes exposições coletivas e salões de arte: Salão Pediatria no Mundo das Artes, São Paulo (1987); Salão de Arte e Cultura Nova Era, Nacne, São Paulo (1988); V Salão de Artes Plásticas de Avaré, São Paulo, e Salão do Instituto de Oceanografia, São Paulo (1996); II Salão Bouganville, Alphaville, SP (1999); Galeria Bric a Brac, São Paulo; Arte Fran"s Café, São Paulo; Croma, São Paulo; Câmara Municipal de Itapetininga, SP; Shopping Continental, São Paulo; Shopping SP Market, São Paulo (2000); I Salão Artes Plásticas São Paulo 447 anos, Galeria Bric a Brac, São Paulo; Casa da Cultura de Santo Amaro, São Paulo; Casa da Fazenda Morumbi, São Paulo; Espaço Cultural Inaska, Alphaville, SP; Salão de Artes Plásticas do Vale do Itajaí, SC; Galeria Cassiano Araújo, São Paulo; Centro Cultural Santa Catarina, São Paulo; Salão Internacional do Petit Format, São Paulo; Casa do Intercâmbio Cultural do Patrimônio Histórico, São Paulo; Elmi Atelier e Galeria, São Paulo; Associação Paulista de Belas Artes, São Paulo (2001); Blue Three Towers, São Paulo; Espaço Cultural Arte e Antiguidades, São Paulo (2002); Espaço Cultural Inaska, São Paulo; Unearte, São Paulo; Casa da Fazenda, Morumbi, São Paulo; Shopping Moema, São Paulo; Expo Coréia no Brasil, São Paulo (2003); Espaço Cultural Cosipa, São Paulo e Cubatão (2005); Galeria Área Artis, São Paulo (2005/2006).

Recebeu inúmeros prêmios e possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp