Hospitais de Bauru e região receberão recursos extras do Estado


28/02/2007 18:16

Compartilhar:

Daputado Pedro Tobias (à dir.)...<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TOBIAS BAURU 28 FEV A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> ...em reunião com dirigentes hospitalares na sede do Departamento Regional de Saúde, em Bauru<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TOBIAS BAURU 28 FEV B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Pedro Tobias (PSDB) anunciou que o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, lançará nos próximos dias um pacote de auxílio às Santas Casas e hospitais filantrópicos que sofrem com a falta de reajuste da tabela de procedimentos do Ministério da Saúde, a chamada tabela SUS.

De acordo com Tobias, o Estado dará uma ajuda fixa mensal a sete hospitais localizados na Região Administrativa de Bauru. Todos prestam atendimento regional e têm mais de 30 leitos, para que o déficit mensal seja amenizado e o atendimento à população recuperado. "O Ministério da Saúde precisa urgentemente repassar um valor justo aos hospitais. O governo do Estado vai auxiliá-los até que a tabela de pagamentos seja ajustada", explicou Pedro Tobias, durante a reunião que teve com dirigentes hospitalares no dia 16/2, na sede do Departamento Regional de Saúde (DRS-6), em Bauru.

Durante o encontro, o deputado fez questão de ressaltar que o governo do Estado escolheu a região de Bauru como projeto piloto de investimentos extras às Santas Casas e cobrou eficiência na gestão dos recursos, citando como exemplo bem-sucedido a administração da Santa Casa de Dois Córregos. "Há alguns anos, esse hospital estava quebrado, quando três mulheres assumiram o comando e recuperaram totalmente a credibilidade desta instituição que hoje serve de modelo para todos nós", afirmou Pedro Tobias, que também é médico.

Carlos Macarelli, diretor do DRS-6, composto por 68 municipios, disse que o pacote de auxílio às Santas Casas deve ter início em março e será executado como projeto-piloto durante os próximos seis meses. "Serão contratos parecidos com os firmados com as organizações sociais de saúde (OSS), nos quais haverá compromissos e responsabilidades de ambas as partes. Só assim a parceria dará certo e os pacientes da região serão beneficiados", destacou Macarelli durante a reunião com os dirigentes hospitalares.

De acordo com Macarelli, vários critérios técnicos foram adotados como base para a escolha dos hospitais beneficiados da região. Entre eles destacam-se: ser filantrópico, ter mais de 30 leitos e mais de 15% de atendimento a pacientes de outros municípios além do de origem (referência regional). Seguindo esses critérios, foram selecionados sete hospitais da região: Hospital e Maternidade São José, de Barra Bonita; Associação Hospitalar de Bauru (AHB); Santa Casa de Misericórdia de Cafelândia; Hospital Santa Luzia, de Duartina; Hospital Amaral Carvalho, de Jaú; Santa Casa de Misericórdia, de Pirajuí; e Irmandade da Casa Pia São Vicente de Paula, de São Manuel.

Para aderir ao programa do governo do Estado, os hospitais terão de cumprir alguns compromissos e metas, como disponibilizar 100% dos leitos SUS para a Central Reguladora de Vagas, disponibilizar o balancete das receitas e despesas para avaliação mensal e fornecer a relação de pacientes internados na UTI ao Departamento Regional de Saúde.

Macarelli revelou ainda que a ajuda financeira do Estado aos hospitais terá valores diferenciados, dependendo de vários critérios técnicos, como a complexidade de assistência de cada instituição, os índices de resolutividade e as taxas de ocupação das mesmas. "Haverá ainda uma avaliação da produtividade e da qualidade da gestão", ressalta o diretor do DRS-6.

O deputado Pedro Tobias também anunciou que um novo ambulatório de especialidades médicas deverá ser instalado em Bauru pelo governo do Estado. Segundo ele, o objetivo é desafogar a porta de entrada para os serviços de urgência, utilizando o ambulatório como suporte para os atendimentos que serão encaminhados para os serviços mais complexos. Tobias revelou que o investimento será de cerca de R$ 1 milhão. O novo ambulatório, segundo o parlamentar, vai aumentar a oferta de atendimento à população, pois reunirá diversas especialidades, como neurologia, cardiologia, psiquiatria, gastroenterologia e entre outras. "Isso dará uma aliviada na saúde em Bauru, pois, infelizmente, quando um posto não funciona bem sobrecarrega os hospitais", explica o deputado Pedro Tobias, que é membro da Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa de São Paulo.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp