Frente Parlamentar em Defesa dos Correios


12/05/2008 19:21

Compartilhar:


O deputado Roberto Felício presidiu na última quinta-feira, 8/5, na Assembléia Legislativa, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios e da Valorização dos Trabalhadores, que teve adesão de parlamentares de diferentes partidos. Do PT, participaram os deputados Cido Sério e José Zico Prado.

O evento contou com a presença de representantes da direção da ECT/SP, Sindicato dos Correios de SP, Abrapost-SP, Federação dos Trabalhadores da ECT, Associação dos Aposentados dos Correios, Sindicato dos Enfermeiros e União Estadual dos Trabalhadores dos Correios, entre outros.

O líder do PT na Assembléia, deputado Roberto Felício, lembrou que os Correios, assim como as diversas estatais brasileiras, passaram a enfrentar desde o governo FHC problemas com a "sanha privatista" dos governos tucanos. Segundo o parlamentar, isso ainda acontece em São Paulo e recentemente, o governador José Serra tentou privatizar "sem sucesso" a CESP. No entanto, os trabalhadores dos Correios sabem que a empresa ainda enfrenta fortes pressões de "lobby" que deseja "abocanhar os mercados mais lucrativos, deixando as áreas que dão prejuízo à iniciativa estatal", mesmo não sendo esta a orientação do governo Lula.

Durante o lançamento da Frente foi lido documento onde constam as principais preocupações dos funcionários e dirigentes sindicais com o futuro dos Correios, tais como as formas de concessão de franquias das agências postais, o contrato de correspondente postal com o Bradesco (que utiliza a rede de agências estatais de Correios espalhadas por todo o país), o crescimento acelerado de terceirização de diversos setores, com salários cada vez menores; as condições de trabalho dentro da ECT, a sobrecarga de serviço e os salários do setor (o piso salarial é R$ 603), entre outros.



rfelicio@al.sp.gov.br

alesp