Nesta quarta-feira, 7/4, a Comissão de Transportes e Comunicações (CTC) recebeu o superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Mondolfo, e o diretor da concessionária OHL-Brasil, Omar de Castro Ribeiro Junior, para falar sobre o andamento das obras da rodovia BR-381 (Fernão Dias). Um dos focos da reunião foi a situação das obras no km 77,5 da Fernão Dias, onde houve um deslizamento que afetou o viaduto da pista sentido Minas Gerais da rodovia, interrompendo o tráfego, que está sendo realizado por via alternativa, causando diversos transtornos. Segundo Mário Mondolfo, o acidente deu-se por conta do excesso de chuvas e do modelo construtivo adotado na antiga pista da estrada, de corte de encosta e aterro para construção da faixa de rolamento, sem a construção de drenos e apoios. Outros pontos da rodovia estão sendo monitorados para prevenir a repetição do problema, garantiu. No dia 18/2, foram constatadas trincas na pista duplicada, nova; no dia 27/2, houve a queda das vigas dos apoios por conta do escorregamento, no dia anterior, de dois pilares de sustentação, que levaram à interdição do tráfego. Neste mesmo dia, foram iniciadas obras de contenção para evitar o colapso total da estrutura. As obras atuais também têm a intenção, ainda segundo Omar de Castro, de realizar um aterro junto à pista sul, para a construção de uma pista emergencial, no prazo de 60 dias. Assim, haveria um desvio na região, abrindo o tráfego com duas pistas em cada sentido, enquanto são realizados estudos e as obras necessárias na região do viaduto abalado. O presidente da CTC, Edmir Chedid (DEM), questionou se haverá ressarcimento dos prejuízos que transportadores de carga e passageiros estão tendo com a interdição da estrada, e disse estar "assustado por descobrir que hoje não há controle de velocidade na rodovia". Sobre isso, Mário Mondolfo disse que os radares estão previstos e serão implantados ainda neste ano. Omar de Castro disse que há questões técnicas que inviabilizam a construção e reforma dos trevos na região de Mairiporã, Atibaia e Bragança Paulista, onde há problemas como a falta de asfalto no trevo Guaripocaba. José Zico Prado e Enio Tatto (ambos do PT) expressaram sua preocupação com a demora na duplicação da rodovia Régis Bittencourt, no trecho da serra do Cafezal. Mário Mondolfo explicou que a necessária autorização ambiental está para ser concedida, após decisão judicial.