Deputado parabeniza procedimento Justiça sem dor


02/06/2010 15:05

Compartilhar:

José Bruno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/2 JOSEBRUNOTRIBUNALJUS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na tarde de terça-feira, 1º/6, o deputado José Bruno (DEM), presidente da CPI da Pedofilia na Assembleia Legislativa paulista, foi à tribuna para falar sobre o método que será implementado a partir de junho pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, chamado "Justiça sem dor".

O novo procedimento levará em conta estudos que apontam que pelo sistema atual uma vítima de abuso sexual ou maus-tratos repete a mesma versão do crime por nove vezes. Para o deputado José Bruno, ao receber na comissão especialistas sobre o tema, constatou-se claramente a necessidade de uma reforma judicial para ouvir e acolher as vítimas sem causar-lhes danos maiores. "A criação de uma audiência especial foi um avanço muito grande para o atendimento das crianças e adolescentes que sofreram esse tipo de abuso", disse.

O deputado lembrou ainda de sua indicação ao governo de São Paulo para a criação de delegacias especiais. "É preciso instalar delegacias especiais para atendimento dessas crianças vítimas, a fim de minimizar o sofrimento e os traumas decorrentes dos abusos".

Cerca de 2 mil crianças e adolescentes são ouvidos mensalmente em processos judiciais no Estado. O serviço da "Justiça sem dor" será implantado inicialmente em quatro cidades da Grande São Paulo e no interior.



josebruno@al.sp.gov.br

alesp