Deputada defende expansão do programa de padarias artesanais
Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary
A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) defendeu no Congresso Estadual de Municípios, na sexta-feira, 26/3, a ampliação do programa de Padarias Artesanais, desenvolvido pelo Fundo de Solidariedade de São Paulo. Para a parlamentar, a idéia levada à frente pela primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin, precisa chegar a todas as prefeituras de São Paulo.
"Trata-se de uma iniciativa que só trouxe benefícios onde foi implantada e que está ao alcance de todas as prefeituras, basta que se faça o cadastramento junto ao gabinete do Fundo de Solidariedade do Estado", disse. A deputada fez a defesa da ampliação durante os trabalhos da programação especial feminina do congresso, do qual também participou a primeira-dama do Estado.
A solenidade contou ainda com as presenças de Glória Giglio, mulher do presidente da Associação Paulista de Municípios, Celso Giglio, que promove o congresso; Paula Leite Padovan Gomes, primeira-dama de Campos do Jordão; a deputada Célia Leão (PSDB); e Dalva Christofoletti, secretária-executiva da Associação de Municípios, além de dez outras primeiras-damas.
A primeira-dama do Estado fez uma apresentação do programa de Padarias Artesanais. Depois as primeiras-damas convidadas de Ilha Bela, Lagoinha, São Bento do Sapucaí, Cachoeira Paulista, Santo Antônio do Pinhal, Garatinguetá, Ubatuba, Caçapava e Natividade da Serra falaram sobre o sucesso da iniciativa. Houve ainda uma performance com "padeirinhos" representando as cidades.
Distribuição de kits
O programa de Padarias Artesanais chegou à marca de 4 mil kits distribuídos desde o seu início. Cinco deles foram conseguidos pela deputada Maria Lúcia Amary para Sorocaba. A entrega coincidentemente ocorreu nesta sexta-feira. Eles serão instalados nas seguintes escolas estaduais: "Antônio Pereira Jr.", Antônia Luchesi", "Acássio Camargo", "Enéas Proença Arruda" e "Escolástica Rosa de Almeida".
Os kits são compostos de um forno, um botijão de gás, uma batedeira e um liquidificador. As funcionárias das escolas receberão treinamento para fazer os pães. O treinamento é ministrado por voluntárias ligadas ao Fundo Social. Como ex-presidente do Fundo de Solidariedade de Sorocaba e intermediária da aquisição dos kits, Maria Lúcia também terá participação nessa orientação.
A deputada deverá se reunir na próxima semana com as dirigentes das escolas beneficiadas e com as funcionárias que farão os pães a partir dos kits para falar sobre o projeto e a sua aplicação prática em outras cidades. Maria Lúcia levará para esse encontro parte do que ouviu nesta sexta-feira durante a programação feminina no Congresso de Municípios quando cerca de 200 pessoas participaram.
Participação no Congresso
Na quinta-feira à tarde, a deputada coordenou a mesa de debates sobre o tema "Mudanças no Financiamento da Educação Básica", que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita. O encontro reuniu mais de 400 pessoas no auditório principal e serviu para tirar dúvidas sobre o funcionamento da máquina pública em relação à rede básica.
Maria Lúcia participou ainda de três mesas de debates como convidada na quarta: com a médica Albertina Duarte, com a secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, e com o secretário de Estado da Juventude, Esportes e Lazer, Lars Grael. A deputada foi ao congresso na segunda. Ao lado dos deputados Pedro Tobias (PSDB) e de Célia Leão (PSDB), ela representou a Assembléia Legislativa.
mlamary@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Operação policial em associação de cannabis medicinal é tema da Sessão Ordinária; assista
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Alesp promove audiência sobre projeto que transfere atribuições da Furp para o Instituto Butantan
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Projeto que transfere atividade da Furp para o Instituto Butantan avança na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações