Deputada defende expansão do programa de padarias artesanais


29/03/2004 15:00

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) defendeu no Congresso Estadual de Municípios, na sexta-feira, 26/3, a ampliação do programa de Padarias Artesanais, desenvolvido pelo Fundo de Solidariedade de São Paulo. Para a parlamentar, a idéia levada à frente pela primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin, precisa chegar a todas as prefeituras de São Paulo.

"Trata-se de uma iniciativa que só trouxe benefícios onde foi implantada e que está ao alcance de todas as prefeituras, basta que se faça o cadastramento junto ao gabinete do Fundo de Solidariedade do Estado", disse. A deputada fez a defesa da ampliação durante os trabalhos da programação especial feminina do congresso, do qual também participou a primeira-dama do Estado.

A solenidade contou ainda com as presenças de Glória Giglio, mulher do presidente da Associação Paulista de Municípios, Celso Giglio, que promove o congresso; Paula Leite Padovan Gomes, primeira-dama de Campos do Jordão; a deputada Célia Leão (PSDB); e Dalva Christofoletti, secretária-executiva da Associação de Municípios, além de dez outras primeiras-damas.

A primeira-dama do Estado fez uma apresentação do programa de Padarias Artesanais. Depois as primeiras-damas convidadas de Ilha Bela, Lagoinha, São Bento do Sapucaí, Cachoeira Paulista, Santo Antônio do Pinhal, Garatinguetá, Ubatuba, Caçapava e Natividade da Serra falaram sobre o sucesso da iniciativa. Houve ainda uma performance com "padeirinhos" representando as cidades.

Distribuição de kits

O programa de Padarias Artesanais chegou à marca de 4 mil kits distribuídos desde o seu início. Cinco deles foram conseguidos pela deputada Maria Lúcia Amary para Sorocaba. A entrega coincidentemente ocorreu nesta sexta-feira. Eles serão instalados nas seguintes escolas estaduais: "Antônio Pereira Jr.", Antônia Luchesi", "Acássio Camargo", "Enéas Proença Arruda" e "Escolástica Rosa de Almeida".

Os kits são compostos de um forno, um botijão de gás, uma batedeira e um liquidificador. As funcionárias das escolas receberão treinamento para fazer os pães. O treinamento é ministrado por voluntárias ligadas ao Fundo Social. Como ex-presidente do Fundo de Solidariedade de Sorocaba e intermediária da aquisição dos kits, Maria Lúcia também terá participação nessa orientação.

A deputada deverá se reunir na próxima semana com as dirigentes das escolas beneficiadas e com as funcionárias que farão os pães a partir dos kits para falar sobre o projeto e a sua aplicação prática em outras cidades. Maria Lúcia levará para esse encontro parte do que ouviu nesta sexta-feira durante a programação feminina no Congresso de Municípios quando cerca de 200 pessoas participaram.

Participação no Congresso

Na quinta-feira à tarde, a deputada coordenou a mesa de debates sobre o tema "Mudanças no Financiamento da Educação Básica", que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita. O encontro reuniu mais de 400 pessoas no auditório principal e serviu para tirar dúvidas sobre o funcionamento da máquina pública em relação à rede básica.

Maria Lúcia participou ainda de três mesas de debates como convidada na quarta: com a médica Albertina Duarte, com a secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, e com o secretário de Estado da Juventude, Esportes e Lazer, Lars Grael. A deputada foi ao congresso na segunda. Ao lado dos deputados Pedro Tobias (PSDB) e de Célia Leão (PSDB), ela representou a Assembléia Legislativa.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp