No seu contínuo repensar, Angel San Martin torna-se intérprete de nossas fantasias

Emanuel von Lauenstein Massarani
02/04/2004 14:00

Compartilhar:

Obra Los nuevos animales que nacieron con el nuevo sol, da série futurista nº 4<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Angel S Matin Nuevosanimal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Angel San Martin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Angel  San Mrtin.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O motivo inspirador de Angel San Martin se articula em infinitas variações. O artista se identifica, por meio do desenvolvimento de suas reações estilísticas, com uma intensa análise das formas que bastam para expressar a sua contribuição ao conhecimento de um modernismo específico.

Longe, entretanto, de uma certa vanguarda e de rudimentares tradicionalismos, o pintor utiliza um logos que tem caráter intencionalmente irreal, onde são facilmente identificáveis pressupostos intelectuais. Apesar de evidente plasticidade, suas telas permanecem totalmente subordinadas a um entrelaçado bidimensional.

A existência pictórica de San Martin está englobada na sua forma corpórea visível, no seu interior profundo e no segredo do Ser... Naturalmente, a causa , a finalidade, a consciência do Ser. Esse modo de pintar constitui uma proposta humana propedêutica à expressão que se torna fantasia frente a um mundo cósmico-natural.

Sempre com renovada persistência, esse artista elabora e reelabora sutilmente o seu tema, empenhando sua maestria, onde encontra o seu caminho e uma sempre mais profunda confissão artística. Domínio técnico e estético, cromatismo diversificado e desenho ágil constituem elementos básicos e expressivos das rigorosas composições de Angel San Martin.

A exemplo da obra Los nuevos animales que nacieron con el nuevo sol, da série futurista nº 4, doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, suas telas não nascem de impressões fugazes, mas de um sutil e contínuo repensar, passando a ser também intérpretes de nossas fantasias.



O Artista

Pintor, desenhista e escultor, Angel San Martin, pseudônimo artístico de Angel Norberto San Martin Araya, nasceu em Copiapó, Chile em 1938. Formou-se professor, com distinção máxima, em artes plásticas e licenciatura em pintura pela Universidade do Chile (1969). Foi recentemente condecorado com a Ordem ao Mérito Docente e Cultura Gabriela Mistral, a mais alta distinção outorgada pelo governo chileno no âmbito da cultura.

Premiado em renomados salões oficiais, tem participado em exposições individuais e coletivas no Chile, Brasil, Alemanha, Portugal e França, e possui obras em importantes acervos oficiais e particulares, inclusive na Inglaterra e Estados Unidos. Há mais de 20 anos, radicou-se no Brasil, onde tem se dedicado também ao ensino, mantendo constante atividade em seu ateliê. Em 1977, foi convidado a ministrar o curso Desenvolvimento Criativo da Criança e do Adolescente, como professor de artes plásticas na PUC de São Paulo.

Após receber o grande prêmio da pintura pela Associação de Pintores e Escultores do Chile, (1963, 1966 e 1967), foi designado representante chileno na Bienal de Ibiza (1968). Premiado no Salão de Verão do Chile, (1967, 1968 e 1969), foi professor de artes plásticas na Universidade do Chile e na Universidade Católica do Chile (1970 a 1975); recebeu Menção Especial da imprensa especializada por sua obra artística (1977).

Participou da Sala Especial do Chile; III Bienal de Artes Plásticas de Santos, SP (1991); 20º Salão Figuration Critique; Galeria do Le Toit de La Grande Arché, La Défense, Paris, França (1998). Entre suas exposições individuais destacam-se: Instituto Chileno-Norte-Americano (1967); Desenhos, Instituto Chileno-Britânico (1968); Paisagens, Museu O'Higginiano (1974); Guaches e Aquarelas - Museu O'Higginiano (1975); Pinacoteca da Universidade de Concepción (1976); Galeria de Arte Enrico Bucci, Santiago, (1976); Museu de Arte Brasileira, SP (1992); Galeria de Arte Mali Villas Boas, SP (1997); Centro de Convenções Rebouças, SP (1999); "Quadros de Uma Exposição", Espaço Cultural Sudameris, SP; Casa do Intercâmbio, SP (2001).

alesp