No seu contínuo repensar, Angel San Martin torna-se intérprete de nossas fantasias


O motivo inspirador de Angel San Martin se articula em infinitas variações. O artista se identifica, por meio do desenvolvimento de suas reações estilísticas, com uma intensa análise das formas que bastam para expressar a sua contribuição ao conhecimento de um modernismo específico.
Longe, entretanto, de uma certa vanguarda e de rudimentares tradicionalismos, o pintor utiliza um logos que tem caráter intencionalmente irreal, onde são facilmente identificáveis pressupostos intelectuais. Apesar de evidente plasticidade, suas telas permanecem totalmente subordinadas a um entrelaçado bidimensional.
A existência pictórica de San Martin está englobada na sua forma corpórea visível, no seu interior profundo e no segredo do Ser... Naturalmente, a causa , a finalidade, a consciência do Ser. Esse modo de pintar constitui uma proposta humana propedêutica à expressão que se torna fantasia frente a um mundo cósmico-natural.
Sempre com renovada persistência, esse artista elabora e reelabora sutilmente o seu tema, empenhando sua maestria, onde encontra o seu caminho e uma sempre mais profunda confissão artística. Domínio técnico e estético, cromatismo diversificado e desenho ágil constituem elementos básicos e expressivos das rigorosas composições de Angel San Martin.
A exemplo da obra Los nuevos animales que nacieron con el nuevo sol, da série futurista nº 4, doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, suas telas não nascem de impressões fugazes, mas de um sutil e contínuo repensar, passando a ser também intérpretes de nossas fantasias.
O Artista
Pintor, desenhista e escultor, Angel San Martin, pseudônimo artístico de Angel Norberto San Martin Araya, nasceu em Copiapó, Chile em 1938. Formou-se professor, com distinção máxima, em artes plásticas e licenciatura em pintura pela Universidade do Chile (1969). Foi recentemente condecorado com a Ordem ao Mérito Docente e Cultura Gabriela Mistral, a mais alta distinção outorgada pelo governo chileno no âmbito da cultura.
Premiado em renomados salões oficiais, tem participado em exposições individuais e coletivas no Chile, Brasil, Alemanha, Portugal e França, e possui obras em importantes acervos oficiais e particulares, inclusive na Inglaterra e Estados Unidos. Há mais de 20 anos, radicou-se no Brasil, onde tem se dedicado também ao ensino, mantendo constante atividade em seu ateliê. Em 1977, foi convidado a ministrar o curso Desenvolvimento Criativo da Criança e do Adolescente, como professor de artes plásticas na PUC de São Paulo.
Após receber o grande prêmio da pintura pela Associação de Pintores e Escultores do Chile, (1963, 1966 e 1967), foi designado representante chileno na Bienal de Ibiza (1968). Premiado no Salão de Verão do Chile, (1967, 1968 e 1969), foi professor de artes plásticas na Universidade do Chile e na Universidade Católica do Chile (1970 a 1975); recebeu Menção Especial da imprensa especializada por sua obra artística (1977).
Participou da Sala Especial do Chile; III Bienal de Artes Plásticas de Santos, SP (1991); 20º Salão Figuration Critique; Galeria do Le Toit de La Grande Arché, La Défense, Paris, França (1998). Entre suas exposições individuais destacam-se: Instituto Chileno-Norte-Americano (1967); Desenhos, Instituto Chileno-Britânico (1968); Paisagens, Museu O'Higginiano (1974); Guaches e Aquarelas - Museu O'Higginiano (1975); Pinacoteca da Universidade de Concepción (1976); Galeria de Arte Enrico Bucci, Santiago, (1976); Museu de Arte Brasileira, SP (1992); Galeria de Arte Mali Villas Boas, SP (1997); Centro de Convenções Rebouças, SP (1999); "Quadros de Uma Exposição", Espaço Cultural Sudameris, SP; Casa do Intercâmbio, SP (2001).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações