Notas de Plenário Jovem 1


24/11/2006 18:39

Compartilhar:

Deny Eduardo Pereira Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Deny Eduardo P Alves013.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcella Pozzani de Camargo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Marcella Vieira0002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samia Leite de Faria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Samia Faria.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Demétrio César da Silva Xavier Sobrinho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/demetrio xavier02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Brisa Silva Ribeiro Palma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Brisa Palma0002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Hip hop nas escolas

O deputado jovem Demétrio César da Silva Xavier Sobrinho (Partido da Cultura) pertence à União Guarulhense dos Estudantes Secundaristas. Seu projeto pretende incentivar a arte nas escolas. Segundo o deputado, hip hop, skate e atividades ambientalistas podem ser atrativos para os alunos, já que "a escola é nosso segundo lar". O rap, praticado pelos jovens da favela, poderia fazer parte das atividades dos alunos de sua escola.

Para ele, trazer essas atividades para a instituição possibilitará maior socialização entre os alunos: "É na escola que o aluno aprende bons exemplos, e se isso não acontece, ele acaba ficando desmotivado", explica. As aulas seriam ministradas por professores, alunos e pela própria comunidade.

Demétrio pretende seguir a carreira de técnico em informática, além da carreira política: "Eu me apaixonei pela arte de legislar", justifica. Ele afirma que os movimentos estudantis dos quais participou deram-lhe boa base para a política. Diz que se engajou na política aos 14 anos, quando entrou para o grêmio, mas desde os 11 participa de atividades culturais.

O jovem agradeceu o incentivo que recebeu de sua avó, Benedita da Silva Xavier, e do diretor político da União dos Estudantes Secundaristas, Wilson de Souza, para participar do PJ. Ele é aluno da EE Francisco Milton de Andrade, em Guarulhos, e tem 14 anos.

Demétrio defendeu o Projeto de Lei 6, que cria o Festival de Cultura e Arte Estudantil em todos os níveis da rede pública e particular de ensino.



A favor da leitura

Para o deputado jovem Deny Eduardo Pereira Alves (Partido da Cultura), de 15 anos, aluno da Escola Professor Júlio César D"Elia, de Franca, a carreira de médico vem em primeiro lugar. Mas seus colegas o incentivaram a defender uma "causa justa". Deny afirma ser o primeiro deputado eleito pela cidade de Franca desde a primeira edição do Parlamento Jovem. Diz que é amante da leitura, que ele acredita ser uma forma de desenvolvimento. Para ele, as pessoas precisam ler muito para conseguir um bom vocabulário e uma boa redação, além do gosto pelo estudo. O deputado lê livros diversos, entre eles a coleção do herói Harry Potter, de J. K. Roling. O sonho e a fantasia são elementos que o motivam. "Nos livros dessa autora, temas importantes são tratados, como o abandono e a injustiça sofrida pelo personagem Harry Potter, além da escolha entre o bem e o mal".

Esse deputado jovem acredita que seu projeto vai propiciar melhores condições às pessoas que não têm como adquirir livros, devido à falta de recursos. O PL 7, de sua autoria, visa destinar o equivalente a 20% do salário mínimo corrente, em forma de vales-compras, para a aquisição de livros paradidáticos. As despesas para aplicação da lei seriam provenientes dos tributos arrecadados de empresas do ramo de edição e venda de livros, além de dotações do Ministério da Cultura.



Hortaliças em terrenos baldios

Samia Leite de Faria (Partido da Agricultura) tem 13 anos e cursa a 7ª série da EE Adhemar Bolina, em Biritiba Mirim. Quem a incentivou a fazer o PL 4, que visa a criação de um programa de aproveitamento de terrenos baldios para o cultivo de hortaliças em todos os municípios do Estado, foi sua professora. A partir daí, outras idéias, segundo Samia, foram surgindo: "Quando estava a caminho de minha casa, vi vários terrenos baldios e decidi fazer projetos voltados para esse assunto". A deputada pretende participar de outras edições do Parlamento Jovem, em outros partidos. Apesar de ter interesse em vários assuntos, Samia pretende ser bióloga.



Preservação cultural

Brisa Silva Ribeiro Palma (Partido da Cultura) tem 11 anos e é aluna da Escola Walter Fortunato, de São José dos Campos. Ela diz que lê bastante. Quando cursava a 3ª série escreveu uma lei sobre folclore, a pedido de sua professora. Incentivada pelo pai, Alcemir José Ribeiro Palma, e por sua professora de Português, Fernanda decidiu trabalhar em seu projeto e acrescentou os artigos em que se baseava sua propositura.

Fernanda diz que não quer seguir a carreira política. Seu objetivo é escrever livros infantis e histórias em quadrinhos: "Eu gosto muito de ler essas histórias e acredito que a gente deva fazer o que realmente gosta".

O PL 5 da deputada dispõe sobre o festival "Descubra seu Folclore". Ela acredita que a aprovação dessa lei vai promover oportunidades para que as pessoas possam conhecer mais sobre as expressões populares. "A manutenção de festivais que divulguem os folclores regionais de um Estado tão rico como São Paulo vai contribuir para que essa riqueza não se perca".

Melhorando a merenda escolar

Moradora em Tupã, a deputada jovem Marcella Pozzani de Camargo (Partido da Agricultura) tem 15 anos e é aluna do Colégio Alta Paulista. Marcella apresentou o PL 2, que propõe a criação do programa de hortas comunitárias nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Sua incentivadora foi sua professora de História, Solange. "Minha professora deu a idéia e fomos juntando informações. Acredito que a aprovação desse projeto melhore a merenda escolar, além de servir como terapia ocupacional aos portadores de deficiência".

Para Marcella, a aplicação dessa lei também ajudaria a manter os terrenos limpos e cuidados. A deputada afirmou que não pretende seguir a carreira política. No momento, tem interesse em conhecer melhor o tipo de democracia aplicada no país, um dos fatores que a levaram a participar do Parlamento Jovem. O objetivo de Marcella é ser médica veterinária: "Amo os animais", explica.

alesp