Procuradoria investiga relação da TV Globo com bancos e fundações, diz deputado


18/03/2002 16:08

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Acolhendo representação do deputado estadual Afanasio Jazadji (PFL), o procurador da República Synval Tozzini, do 2º Ofício da Tutela Coletiva e do Patrimônio Público e Social, instaurou procedimento investigatório para apurar "a relação da TV Globo com bancos e fundações e as ligações da Record com a Igreja Universal do Reino de Deus".

A iniciativa foi uma decorrência de troca de acusações havida, recentemente, entre um diretor da TV Globo de São Paulo e o apresentador da TV Record Boris Casoy, durante um Seminário Internacional de TV.

Para Amauri Soares, da TV Globo, a sua emissora "é a única que sobrevive exclusivamente de intervalos comerciais", ao que Boris retrucou: "Gostaria de lembrar que minha emissora vive também de anunciantes, tem lá suas ligações com a Igreja Universal, do mesmo jeito que a Globo tem com bancos e fundações". E perguntou mais adiante: "E como a Globo comprou tanta coisa e construiu seu império? Há vários processos contra a emissora por motivos similares", acrescentando que a Globo também recebe dinheiro "de outras sacolinhas".

O Ministério Público Federal já solicitou explicações a Roberto Marinho, da Globo, e aos diretores da TV Record, para apurar a suposta participação ou interferência de pessoas jurídicas (igrejas, bancos e fundações) na administração e orientação intelectual desses meios de comunicação.

O deputado Afanasio Jazadji, dada a pertinência da matéria, aditou hoje sua representação, requerendo que no mesmo inquérito seja analisada a anunciada destinação de vultosos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em favor da empresa Globo Cabo, das Organizações Globo, e que vem acumulando expressivos prejuízos (R$ 700 milhões, em 2000, e R$ 638 milhões em 1999).

Argumentou o parlamentar, documentadamente, que, num quadro de carências e necessidades vivido pelo país, não deixa de ser um acinte que o BNDES, banco público, atenda a essa requisição de numerário por parte da Globo Cabo, que, deveria, sim, resolver suas dificuldades na rede bancária privada.

alesp