Deputada na luta pela emancipação da mulher


10/03/2005 17:15

Compartilhar:

Deputada Ana Martins (terceira) em encontro das mulhers que se concentrou no vão do Masp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/anamartins10mar.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A agenda da deputada Ana Martins, líder do PCdoB na Assembléia Legislativa, foi completamente tomada, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, por diversas atividades ligadas às lutas das mulheres por emancipação, direitos e, especialmente, por um mundo melhor, de igualdade e sem qualquer tipo de opressão.

Pela manhã a deputada participou do Programa Gente que Fala, da Rádio Trianon, no qual debateu, ao lado do Secretário Municipal de Educação, José Aristodemo Pinotti, do deputado federal Marcelo Barbieri e do vereador paulistano José Aníbal, vários assuntos do dia, entre eles a situação das mulheres neste início de século.

Em seguida, a deputada Ana Martins, feminista há mais de 40 anos, foi ao encontro das mulheres que se concentraram no vão do MASP, na avenida Paulista, para realizar o ato político e a tradicional passeata que, neste ano, divulgou a "Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade", que tem como eixos centrais as lutas pela Igualdade, Liberdade, Solidariedade, Justiça e Paz.

Esta Carta, que faz um chamado a todas as mulheres e homens e a todos os grupos oprimidos do planeta a proclamarem individual e coletivamente seu poder para transformar o mundo e modificar radicalmente as relações existentes e transforma-las em relações mais humanas, fraternas e solidárias, deverá percorrer mais de 50 países, devendo chegar em outubro a Burkina Faso, na África.

"Nós, as mulheres, há muito tempo marchamos para denunciar e exigir o fim da opressão que vivemos por sermos mulheres e, para afirmar que a dominação, a exploração, o egoísmo e a busca desenfreada do lucro produzem injustiças, guerras, ocupações, violências e devem acabar.", afirmam as feministas brasileiras, que defendem a construção de um mundo no qual a diversidade é uma virtude.

Mulher Sem Medo do Poder

Ana Martins, membro do Conselho Consultivo da União Brasileira de Mulheres (UBM), participa ativamente da luta pelos direitos da mulher, como o acesso à saúde e ao trabalho e contra a violência sexual e a discriminação da mulher. A Comissão de Estudos sobre a Situação da Mulher no Município, requerida e presidida pela então vereadora, no início dos anos 90, colaborou com os movimentos de emancipação feminista e com o debate da situação das mulheres frente à nova ordem mundial. Contribuiu ainda para a preparação das brasileiras que participaram da IV Conferência Mundial da Mulher, realizada em setembro de 1995, em Beijing, na China, na qual Ana esteve presente. Em abril de 1998, Ana Martins representou oficialmente a Câmara no Encontro Internacional de Solidariedade entre Mulheres realizado em Havana, Cuba. Em novembro do mesmo ano representou o Parlamento paulistano no Congresso da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FEDIM), em Paris, França.

Em 2005, a deputada comunista continua na luta pela valorização do trabalho das mulheres, por políticas públicas que efetivem os direitos trabalhistas e sociais das mesmas, e, especialmente, pela implantação imediata de um projeto nacional comprometido com o desenvolvimento do país, com geração de emprego e distribuição de renda e por um mundo de igualdade, contra toda a opressão.

amartins@al.sp.gov.br

alesp