Em congresso da Afuse, deputado critica política salarial para a educação


12/08/2011 10:42

Compartilhar:

Donisete discursa no evento da Afuse<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/DONISETEBRAGAEDUCACAOe.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Donisete Braga (PT) participou em 10/8, em Peruíbe, litoral paulista, da abertura do 20º Congresso do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo (Afuse), ao lado do presidente da entidade, Antonio Marcos de Assunpção, entre outras autoridades.

Mais de 500 servidores estão participando do congresso, que vai até o dia 12/8. No total, o Estado de São Paulo tem 43 mil funcionários atuando em escolas públicas, 30 mil deles associados à Afuse.

Em seu pronunciamento, o deputado fez um relato da tramitação na Assembleia Legislativa do último projeto de lei que resultou em aumento salarial para a categoria, votado "sob protesto da bancada do PT".

Trata-se do PLC 38/2011, que, aprovado em 29/6, conforme o deputado, não atendeu as principais reivindicações da carreira. O aumento concedido foi de 42%, a ser pago ao longo dos próximos quatro anos.

Para o deputado, os sucessivos governos do PSDB não adotaram políticas de valorização dos funcionários de escolas. "Não há um reconhecimento do Estado para esta função essencial, pois se trata de educação, e valorizar a educação é valorizar o ser humano", argumentou.

Donisete disse que a bancada do PT lutou para que o reajuste fosse pago de uma vez só, devido ao acúmulo de perdas da categoria. "O governo alega que não tem dinheiro. No entanto, gasta com a categoria 38,7%, sendo que o limite prudencial é de 49%", observou. (mlf)



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp