Projeto institui o Dia Estadual de Luta dos Povos Indígenas


09/02/2006 16:31

Compartilhar:

Lançamento do II Fórum de Lideranças Jovens Indígenas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/forum lid indigenas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pajé Sapain/Kamayurá participa da Semana Villas Bôas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Semana Paje.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Líderes indígenas de várias etnias compuseram a mesa do seminário "A realidade dos povos indígenas nas áreas urbana de São Paulo" Clique para ver a imagem ">

Projeto de lei que cria o Dia Estadual de Luta dos Povos Indígenas foi protocolado, em 8/2, na Assembléia paulista pelo líder da bancada petista, deputado Renato Simões. De acordo com o projeto, a data será comemorada anualmente no dia 7/2, em homenagem ao índio Sepé Tiaraju, líder guarani que comandou a luta desse povo contra portugueses e espanhóis na região sul do Brasil. "A figura histórica de Sepé Tiaraju tomou contornos de lenda por conta da bravura com que lutou durante a resistência guarani em defesa de seu território", justifica o deputado acrescentando: "Daí a importância de reforçar e relembrar a luta histórica desse povo, encaminhando-se nesta Casa Legislativa o projeto de lei instituindo o dia 7 de fevereiro como o dia de luta do povos indígenas em nosso Estado."

Um pouco de história

A lendária figura de Sepé Tiaraju nasceu na missão jesuíta de São Luiz Gonzaga, no que hoje é o Estado do Rio Grande do Sul, em 1722. A área estava, naquela época, sob domínio espanhol e a missão em que o líder indígena nasceu integrava a chamada República Guarani, formada pelo conjunto das missões jesuítas, os Povos das Missões, cidades que tinham de cinco a 10 mil habitantes. Sepé foi eleito prefeito da cidade de São Miguel Arcanjo e durante sua liderança, por acordo firmado entre Portugal e Espanha, o território onde se localizavam os Sete Povos das Missões passou do domínio espanhol para o português. Era o ano de 1750. Os índios seriam obrigados a deixar o local com todos os seus bens para os portugueses e ir viver em outro lugar. A comunidade indígena não concordou com a transferência e, após esgotar as negociações para cancelar o tratado, decidiu lutar pela posse da terra. Os dois países formaram um exército para garantir o respeito ao acordo entre eles e o confronto com a nação indígena foi deflagrado. Sepé, à frente de 1.500 índios, tentou conter a invasão, sendo morto com um tiro na cabeça em 7/2/1756.

alesp