Projeto institui o Dia Estadual de Luta dos Povos Indígenas
Clique para ver a imagem " alt="Líderes indígenas de várias etnias compuseram a mesa do seminário "A realidade dos povos indígenas nas áreas urbana de São Paulo" Clique para ver a imagem ">
Projeto de lei que cria o Dia Estadual de Luta dos Povos Indígenas foi protocolado, em 8/2, na Assembléia paulista pelo líder da bancada petista, deputado Renato Simões. De acordo com o projeto, a data será comemorada anualmente no dia 7/2, em homenagem ao índio Sepé Tiaraju, líder guarani que comandou a luta desse povo contra portugueses e espanhóis na região sul do Brasil. "A figura histórica de Sepé Tiaraju tomou contornos de lenda por conta da bravura com que lutou durante a resistência guarani em defesa de seu território", justifica o deputado acrescentando: "Daí a importância de reforçar e relembrar a luta histórica desse povo, encaminhando-se nesta Casa Legislativa o projeto de lei instituindo o dia 7 de fevereiro como o dia de luta do povos indígenas em nosso Estado."
Um pouco de história
A lendária figura de Sepé Tiaraju nasceu na missão jesuíta de São Luiz Gonzaga, no que hoje é o Estado do Rio Grande do Sul, em 1722. A área estava, naquela época, sob domínio espanhol e a missão em que o líder indígena nasceu integrava a chamada República Guarani, formada pelo conjunto das missões jesuítas, os Povos das Missões, cidades que tinham de cinco a 10 mil habitantes. Sepé foi eleito prefeito da cidade de São Miguel Arcanjo e durante sua liderança, por acordo firmado entre Portugal e Espanha, o território onde se localizavam os Sete Povos das Missões passou do domínio espanhol para o português. Era o ano de 1750. Os índios seriam obrigados a deixar o local com todos os seus bens para os portugueses e ir viver em outro lugar. A comunidade indígena não concordou com a transferência e, após esgotar as negociações para cancelar o tratado, decidiu lutar pela posse da terra. Os dois países formaram um exército para garantir o respeito ao acordo entre eles e o confronto com a nação indígena foi deflagrado. Sepé, à frente de 1.500 índios, tentou conter a invasão, sendo morto com um tiro na cabeça em 7/2/1756.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições