Proposta da Ecovias de mão única na Marginal Sul da Anchieta recebe críticas


06/06/2005 11:36

Compartilhar:

Marginal Sul da Anchieta <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Fausto ecovias.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"É um absurdo descabido alguém que não vive a realidade da Baixada Santista fazer uma proposta que interfere diretamente nos bairros internos de Santos e Cubatão. Eu, como deputado estadual, vou entrar em contato com a Artesp (Agência Reguladora dos Transportes do Estado) para que tome providências contra esse desatino", declarou Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa, sobre a proposta emergencial da concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, a Ecovias, para acabar com os congestionamentos na Via Anchieta.

Segundo reportagem publicada no dia 1º de junho no jornal A Tribuna, o diretor-superintendente da concessionária, João Lúcio Donnard, informou que a idéia é transformar a Marginal Sul da Anchieta em uma pista de mão única, no sentido Capital-Santos, e permitir que os motoristas a utilizem como via de escape, quando ocorrerem os congestionamentos na entrada da cidade. "Propôr mão única e obrigar os moradores de Cubatão a seguirem até Santos para chegar ao centro da sua cidade é algo no mínimo irresponsável", criticou Figueira. "A Ecovias deveria demitir alguém que é capaz de emitir uma opinião como esta e provocar tamanha confusão. Também não é novidade que a Ecovias não respeita a população. Basta ver o que faz com os moradores da Área Continental de São Vicente quando inverte o tráfego nas operações de final de semana e isola os moradores".

A mudança viária, se executada, vai isolar os cerca de 30 mil moradores do Jardim Casqueiro, em Cubatão. A comunidade, a Câmara e a Prefeitura da cidade também se manifestaram contra a proposta. "Tem que se buscar uma solução que contemple o transporte e também a vida da população que mora próxima à rodovia e depende dela para sua locomoção", declarou Fausto.

A proposta também foi repudiada pelos terminais retroportuários do bairro Chico de Paula, em Santos. Segundo os empresários, a alteração prejudicará a competividade dos terminais, por aumentar seus custos com o transporte das cargas.

Conforme o estudo técnico da empresa, com a mão única os motoristas que partem da região do Casqueiro para o centro de Cubatão ou em direção a São Paulo vão ter de seguir até a entrada de Santos, para só então ter acesso à pista Norte da Anchieta ou a avenida Bandeirantes, para atingir seus destinos, circulando quase dez quilômetros a mais. Na matéria, a própria Ecovias admite que os moradores e trabalhadores desses locais farão, em média, um percurso cerca de nove quilômetros mais longo.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp