Emenda para despoluir nascente do Tamanduateí


02/12/2008 17:57

Compartilhar:


Morador de Mauá, o deputado estadual Donisete Braga (PT) vem apresentando emendas ao Orçamento do Estado para iniciar o processo de descontaminação da nascente do rio Tamanduateí. Para o Orçamento de 2009, ele propôs emenda no valor de R$ 200 mil. Com este recurso será possível realizar obras de revitalização das nascentes do rio, o que é vital, segundo ele.

O deputado lamenta que, por falta de oxigenação decorrente da poluição, as águas do Tamanduateí não podem ser utilizadas para o consumo humano. "Hoje o Tamanduateí é um rio praticamente morto. Precisamos unir esforços para recuperá-lo o mais rápido possível. Para tanto, são necessários investimentos para tratar o esgoto coletado antes que chegue às águas do rio", defende Donisete Braga, que já presidiu a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa.

Seis pontos do Tamanduateí " que em tupi significa rio de muitas voltas " foram monitorados em 12 quilômetros a partir da nascente, conforme o estudo da Fundação Santo André. Cerca de 300 metros após a nascente, o nível da bactéria Escherichia coli é muitas vezes maior. Em outros trechos, foi constatada também a presença de dejetos industriais, principalmente onde está instalado o Pólo Petroquímico de Capuava. Além de Mauá, o rio percorre os municípios de Santo André e São Caetano do Sul e deságua no Tietê, na Capital.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp