Assembleia Popular


08/04/2009 19:20

Compartilhar:

Marcelo Vilas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/assempop Marcelo Vilas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Aparecida Nunes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/assempop Maria Aparecida Nunes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Isonomia



Falando em nome da Associação dos Policiais Civis e Militares e Funcionários Públicos dos Estados Federativos do Brasil (Asbra), Clóvis de Oliveira, comemorou a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados da proposta de emenda constitucional que determina a isonomia salarial dos policiais militares de todos os estados da Federação aos padrões estabelecidos para o Distrito Federal.



Cassação de mandato



Maria Aparecida Nunes, da Associação dos Amigos do Vale do Ribeira, comentando matéria veiculada pelo programa do apresentador Datena, pediu a cassação do mandato do vereador Ushitaro Kamia.



Grande imprensa



José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública (Coep), criticou a postura da grande imprensa em suas coberturas e entrevistas, considerando-a arrogante.



Leis com conhecimento de causa



O delegado da População de Rua e Albergues de São Paulo, José Gomes Pinheiro, pede que a legislação para esse segmento seja feita por pessoas que conheçam seus problemas e carências.



Linha de crédito para deficientes



O representante da Tecnologia para Pessoas com Deficiência, Deftecnologia, Marcelo Francisco Vilas, chamou a atenção para a linha de crédito da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil que possibilita a compra de próteses e aparelhos afins.



Corte de cabelo grátis



Tcharles Santos Silva Ferreira, da organização Pelos Direitos da População de Rua de São Paulo, convidou a todos para evento, em 21/4, na Praça da Sé, com a presença de entidades, escolas e cabelereiros, que cortarão graciosamente os cabelos dos presentes.



Afirmação absurda



Robson César Correia de Mendonça, do Movimento pelos Direitos da População em Situação de Rua em São Paulo, criticou um assessor de senador por ter dito, na Câmara Municipal de São Paulo, que os moradores de rua são pedófilos. O orador afirmou que em São Paulo não são respeitados os deficientes físicos, os idosos e os moradores de rua. Para ele, a única solução para o país é a criação de políticas públicas adequadas que sejam implementadas por pessoas competentes.



Conselho-quadrilha



Cremilda Estella Teixeira denunciou acontecimentos ocorridos na Escola México, em São Paulo. Segundo ela, um aluno foi expulso sem chance de defesa pelo conselho da escola. "O conselho da escola não tem esse direito", ressaltou, acrescentando que se o conselho é um grupo de pessoas que age contra a lei, trata-se de uma quadrilha. Sugeriu, também, que Paulo Renato, ao assumir a Secretaria da Educação, investigue para onde vai a verba destinada às escolas que estão em situação de miserabilidade.



Viatura não dá voto



Maria Lima Matos, do Movimento de Mulheres em Defesa da Vida e delegada de polícia aposentada, mencionou o caso do investigador de polícia que foi executado com 20 tiros de fuzil enquanto dormia em sua casa. Lembrou também do caso de três jovens que foram executados ao conversarem na rua. De acordo com a oradora, a culpa é do governo Serra, que não investe em segurança pública.



Qual o interesse?



Carlos Henrique Cardoso de Aquino, do Conselho de Monitoramente da População de Rua, perguntou qual seria o interesse da empreiteira Camargo Correia em doar tanto dinheiro aos políticos. Ele mesmo respondeu, afirmando que o interesse seria um afrouxamento na fiscalização das obras.



Indeferida



O representante da ONG Manos de Paz de Diadema, Joeder José de Souza, questionou o indeferimento de sua candidatura ao conselho tutelar de Diadema por não ter sido indicado por uma entidade. O indeferimento foi ratificado pelo Ministério Público, mas Joeder afirmou que irá recorrer.



Falência do PSF



A falência do Programa Saúde da Família no bairro de Vargem Grande é uma das preocupações de Josanias Castanho Braga, do Movimento Social Parelheiros. Segundo o orador, os médicos que trabalham em Parelheiros têm remuneração inferior à dos que atuam em outras regiões. Ele defendeu a equiparação dos salários dos profissionais de saúde nos níveis municipal e estadual.



Integração em Embu Guaçu



Merici Andrade de Quadros, representante da ONG Embu Guaçu em Ação, disse que a população de seu município está sendo massacrada com a carência de transporte público. Ela disse que um abaixo-assinado com cerca de cinco mil assinaturas foi enviado à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) solicitando a integração das linhas de ônibus da cidade às linhas de trem e do Metrô de São Paulo.



Preservação ambiental



Morador da região de mananciais da Billings, Roque Araújo Neto voltou a cobrar a votação do projeto de lei específica sobre a represa, que tramita na Assembleia desde setembro do ano passado. Roque disse que as pessoas daquela região já têm consciência ecológica. Segundo ele, as calçadas reservam 50% do espaço para grama e dão destino correto para o lixo.



Credores de precatórios



Reclamando de que "os preceitos constitucionais se tornam flexíveis de acordo com a vontade dos governantes", Walter Silva Leite disse que o não pagamento dos precatórios consistem em verdadeiro calote. Ele criticou a PEC 12/2006 que tramita no Senado Federal. Segundo Silva Leite, essa propositura praticamente subordina o Poder Judiciário ao Executivo. Dirigindo-se ao governador Serra, o orador afirmou que os credores de precatórios representam quatro milhões de eleitores.



Bônus para escola mal avaliada



O representante do Grêmio Social Recreativo Sudeste (SER), Mauro Alves da Silva avisou que o 2º manual de sobrevivência do aluno na escola pública estará disponível em breve. Em tom irônico, Mauro disse que o ano letivo só começará após a Páscoa, visto que até agora não foi entregue o material didático aos alunos da rede pública de ensino. Outra crítica de Mauro foi em relação à EE Quirinos, pois, apesar de a escola não ter obtido boa avaliação por parte da Secretaria da Educação, foi beneficiada com o bônus.

alesp