Volta da sociologia ao currículo do ensino médio


09/04/2008 17:38

Compartilhar:

Mauro Bragato na cerimônia de assinatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/BRAGATO SOCIOLOGIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Mauro Bragato (PSDB) compareceu nesta terça-feira, 8/4, à cerimônia de assinatura de uma carta-compromisso entre a secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, o presidente do Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho, e entidades representativas do professorado. O documento prevê a garantia do ensino de sociologia para uma das turmas do ensino médio das escolas estaduais a partir do ano que vem. Bragato comemorou a reunião como um momento histórico em que se juntaram todos os interessados: professores, entidades classistas e a secretária Maria Helena, representando o governo José Serra.

O anúncio é resultado de várias ações que Mauro Bragato, que também é sociólogo, vem tendo junto à secretaria e, especialmente, com a secretária Maria Helena. Em janeiro, por exemplo, ele pediu à secretária que reavaliasse a Resolução 92/2007 que, praticamente, extinguia o ensino da sociologia como disciplina do ensino médio. Maria Helena se comprometeu a rediscutir a questão e, agora, anuncia a volta da matéria à grade curricular.

Para auxiliar na implantação da novidade na rede estadual, a secretaria irá criar um setor exclusivo para cuidar de sociologia na Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp). Segundo Bragato, a Secretaria da Educação também se comprometeu a realizar um concurso público para provimento de cargo de professor de sociologia. Ele acredita que o ensino de sociologia é muito importante para a formação do aluno adolescente. "Conhecer sociologia é um instrumento que auxilia no exercício da cidadania", afirmou.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp