Isenção do imposto sobre a produção de polpa de frutas


31/05/2011 10:05

Compartilhar:

Agricultores encontram-se com Ary Fossen (4º à esq.) e Andrea Calabi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/ARYFOSSENANDREA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ary Fossen (PSDB) reuniu-se com Andrea Calabi, André Benassi, agricultores da região de Jundiaí e o advogado Octávio Vitra, responsável pela assessoria jurídica dos representantes, além de técnicos da secretaria, para discutir a possível isenção do imposto sobre a produção de polpa de frutas. O evento, que ocorreu na tarde de segunda-feira, 30/5, foi viabilizado pelo parlamentar.

O grupo, liderado pelo ex-prefeito e agricultor Andre Benassi, apresentou o atual cenário do mercado, na região de Jundiaí. Ele disse que, apesar de a fruta in natura não ter a cobrança de impostos para sua comercialização, o de polpa, considerado industrializado, tem encargos que oneram a exploração por parte do agricultor.

Segundo ele, a fruta, que ainda não está apta a ir para o consumo, passa pelo processo de congelamento da polpa, o que garante a sua qualidade nutricional. "No entanto, com resfriamento do produto e o acondicionamento em embalagens plásticas, ele passa a ser considerado industrializado, e, desta forma, temos que pagar os encargos correspondentes. O procedimento é realizado em processo quase que rudimentar. Totalmente artesanal", completou.

Após as considerações dos agricultores e técnicos da secretaria, Andrea Calabi solicitou que fosse preparado um documento contendo os detalhes do processo de congelamento, com a inclusão de dados da quantidade de agricultores na região e da produção de frutas.



afossen@al.sp.gov.br

alesp