Presidente da CPTM detalha processo de obras da linha Brás"Calmon Viana


06/04/2006 18:40

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Mário Bandeira e deputado Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/serv obras manuel bandeira 431mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Serviços e Obras Públicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/serv obras 421mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Serviços e Obras Públicas, presidida pelo deputado Simão Pedro (PT), recebeu nesta quinta-feira, 6/4, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, que detalhou o processo de obras da Linha F, que liga o bairro paulistano do Brás ao distrito de Calmon Viana, mediante a apresentação de projeções de imagem.

Orçado em R$ 250,6 milhões, o projeto prevê a construção de três novas estações " Jardim Romano, Jardim Helena e USP Leste " e a modernização de outras duas " Itaim Paulista e Comendador Ermelino " , além da recuperação de trens.

Com esse projeto de recapacitação, a CPTM espera diminuir os intervalos de tempo entre os trens de 9 para 7 minutos nos horários de pico e, com o aumento de composições em circulação, elevar o número de usuários de 120 mil para 190 mil pessoas.

Com início em 16/3/06, as obras vão se prolongar por 12 meses, mas a prioridade é para a construção e modernização de estações. Também estão previstas alterações na rede aérea, na sinalização e nas telecomunicações.

A projeto também vai contar com um programa de readequação funcional, que prevê o deslocamento das instalações da estação São Miguel em direção ao oeste para integração com linhas de ônibus, bem como o deslocamento da estação Manoel Feio no sentido Itaquaquecetuba e melhorias nas estações Aracaré e Itaquaquecetuba.

Representantes da sociedade civil questionaram o presidente da CPTM sobre os atropelamentos ocorridos próximo às linhas que atravessam os bairros do Jardim Romano e Vila Helena, na zona leste. Bandeira esclareceu que a linha férrea passa pela região há cem anos e que, portanto, "ela não cortou os bairros ao meio, foram eles que surgiram depois da instalação". Entretanto, o presidente da CPTM afirmou que não quer com essa explicação eximir a companhia de suas responsabilidades. Acrescentou que a construção de acessos já está prevista no programa e irá possibilitar a travessia gratuita de pedestres.

O presidente da comissão lembrou as matérias divulgadas pelo jornal Diário de S. Paulo sobre uma série de atropelamentos na Vila Mara, também na zona leste, e foi informado de que o local terá uma passarela próxima ao terminal de ônibus.

alesp