Gerente do Banco do Brasil fala sobre fraude em cheque de alto valor
03/10/2001 19:50
DA REDAÇÃO
A CPI das Financeiras, presidida por Claury Alves Silva (PTB), ouviu na reunião desta quarta-feira, 3/10, o gerente do Banco do Brasil, Artur Zaquel, responsável pela agência da Água Rasa, sobre o desaparecimento de quatro talões de cheques e a emissão de cheque administrativo no valor de 19 milhões de reais.
Zaquel assumiu a gerência em agosto do ano passado e o cheque foi apresentado em julho deste ano, porém datado de junho de 2000.
A partir de queixa de Daniel Francisco Carboni, que disse à CPI ter sido lesado pelo banco, uma vez que recebeu cheque administrativo de 19 milhões que não foi pago porque a agência classificou o documento como fraudado.
Segundo Zaquel, as assinaturas no cheque não batiam com as dos funcionários citados no cheque, Fushai Hiagi e Nilson Almeida, e os carimbos eram falsos.
Sobre o desaparecimento de quatro talonários dentro da mesma agência, do qual foi retirado o cheque fraudado, o gerente afirmou que o banco só tomou conhecimento do sumiço um ano depois quando foi efetuado na Caixa Econômica Federal depósito do referido cheque. "Pedi para a funcionária Fushai fazer um boletim de ocorrência."
Seqüência dos fatos
Questionado sobre a tramitação do inquérito e sobre sindicância interna, o gerente informou que não tem dados do andamento policial e que nada apurou junto aos funcionários sobre o incidente dos talões. "Eu participei da sindicância juntamente com os funcionários José Roberto Negri e Valdomiro Maciel." Zaquel ainda declarou que esses funcionários não mais trabalham na agência e que alguns outros bancários que prestavam serviço na época se aposentaram.
O gerente deixou claro que Daniel Carboni não é correntista. "Além disso, nos pareceu estranho alguém deixar um cheque desse montante ''esquecido'' por um ano para então fazer o depósito sem consultar sua procedência." Zaquel não acredita que a fraude tenha partido de algum funcionário do banco e lembrou que a agência não pode ser penalizada por uma fraude externa.
Foram convocados para complementar informações o denunciante Daniel Carboni, os bancários Fushai Hiagi e Nilson Almeida, a delegada Maria Cecília Sabatini e o escrivão Mário Telles Marques.
R&G Factoring
Outra entidade financeira convidada a depor na CPI, a R&G Factoring, não mandou representante nesta tarde. O advogado da empresa compareceu com documento alegando que a R&G não tem conhecimento de algo que a desabone.
O diretor da empresa, Paulo Ari Gattiner, foi reconvocado pela CPI.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Dia Nacional do Café: como a pesquisa científica gera tecnologia no agro e desenvolvimento para SP
- Alesp aprova e estado de SP terá novo serviço de fiscalização de alimentos de origem vegetal
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações