Homenagem ao Programa Aeroespacial Brasileiro


03/12/2003 20:20

Compartilhar:

Vítimas do acidente do VLS foram lembradas durante a cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Programa espacialB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene homenageia o Programa Aeroespacial Brasileiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ProgramaespacialA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Em sessão solene proposta pelo deputado Carlinhos Almeida (PT), a Assembléia homenageou o Programa Aeroespacial Brasileiro na manhã desta quarta-feira, 3/11. Durante a cerimônia, autoridades traçaram um histórico do setor e destacaram a importância de seu desenvolvimento para a soberania do país. A redução de verbas, afirmaram, provocou o sucateamento desta tecnologia, que tem efeito multiplicador em setores como medicina, odontologia e segurança nacional e gera novas empresas que dão suporte ao setor.

Para José Oliveira, presidente da Associação das Famílias das Vítimas do VLS, que teve um irmão morto no acidente que envolveu 21 trabalhadores em 22/8/2003, na base de Alcântara, no projeto do VLS 1-03, só com seriedade na destinação de verbas podem ser corrigidas as falhas que culminaram naquela tragédia.

O 1º Secretário da Assembléia, deputado Emídio de Souza, afirmou: "Temos de exigir que o programa aeroespacial e aeronáutico tenha mais verbas, pois só assim o Brasil garantirá sua soberania".

Segundo o major-brigadeiro do ar, Tiago da Silva Ribeiro, diretor do Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA), a instituição nasceu como um suporte para a aviação brasileira, com a criação de laboratórios, institutos de pesquisa e de fomento industrial.

Na abertura da cerimônia, o presidente do Legislativo, Sidney Beraldo, defendeu a pesquisa para se alcançar o domínio da área aeroespacial. Em seguida, Carlinhos de Almeida assumiu a presidência e ressaltou a importância dos trabalhos realizados pelo CTA e pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE). Ele afirmou que até medidas econômicas adotadas pelo governo brasileiro dependem de dados obtidos por meio dessa tecnologia. "Se o Brasil quiser ser soberano, precisa ter controle desse conhecimento", disse o deputado.

alesp