Museu de Arte - O impressionismo de Álvaro Lima se concretiza e se substancia em evidente sinergismo


18/05/2009 16:53

Compartilhar:

Emanuel von Lauenstein Massarani e Álvaro Lima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/MAC 02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O tropeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/alvarolimaobra04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A pintura de Álvaro Lima, pela espontaneidade criativa e pelo repúdio de esquemas, talvez hábeis e tecnicamente perfeitos, mas rígidos e estereotipados, mesmo baseando-se num certo impressionismo, se concretiza e se substancia num evidente sinergismo.



Através de componentes personalíssimas suas pinturas nos conduzem a uma resultante artística de excepcional vigor e nível.



Sua arte é feita de criações líricas e de intuições vividas que germinam sob uma imperiosa força interior. Suas obras florescem através do espaço, da forma e de um cromatismo cuidadosamente harmônicos.



Artista de forte personalidade, Álvaro Lima consegue ser clássico no instante que encontra a mentalidade moderna. As paisagens que pinta são tipicamente brasileiras e apresentam também tipos humanos do nosso hinterland, que constituem elementos eficazes e suficientes para conquistar um publico que através das figurações mais simples e mais calorosas reencontram o valor de si mesmo.



Na obra "O tropeiro", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o artista alcança uma linguagem pictórica de fácil e pronta leitura, muito além do mero naturalismo visual.



O Artista



Álvaro Lima, pseudônimo artístico de Álvaro do Santos Lima Filho, nasceu em Luzilandia, Piauí, em 1963. Transferiu-se para Santo André, SP a partir de 1980, onde instalou seu atelier.



Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, entre elas: Espaço Cultural Elis Regina, São Bernardo do Campo (1986); Ponto de Encontro, SBC (1979-1990); Espaço Cândido Portinari, Teatro Clara Nunes, SP (1990); Caixa Econômica Federal, Santo André; Biblioteca Manuel Bandeira,SBC; Agencia do Banco do Brasil, SBC e Oficina de Arte 1 de Maio, SBC (1991); Espaço Cultural Shopping Jardim Sul, SBC; Espaço Cultural OAB, Santo André (1996); Galeria de Arte Rovieri, Itu; Espaço Cultural Savol (1997); Espaço Cultural Ilha Bela e Atelier Cor da Terra, Porto Alegre, RS (2002); 54º Salão Paulista de Belas Artes, SP e Casa de Portugal, SP (2003); Casa da Fazenda,SP (2005); Espaço Cultural Santander, Santo André e Diadema (2007); 1º Salão de Belas Artes de São Paulo, SP (2008).



Recebeu inúmeros prêmios, menções honrosas, medalhas de ouro, prata e de bronze no 54º Salão Paulista de Belas Artes, SP (2003).



Possui obras em inúmeras coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp