Seminário sobre doenças da população negra


17/12/2009 18:13

Compartilhar:

Milton Flávio (em pé) faz balanço da saúde da população negra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/18MILTONFLAVIOPOPNEGRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Milton Flávio participou no dia 11/12, em Barretos, da mesa de abertura do Seminário Regional sobre Saúde da População Negra. Em seu discurso, o deputado afirmou que o racismo em todas suas formas de expressão (discriminação, preconceito e segregação) tem reduzido a expectativa de vida da população negra em nossa cidade.

Ao fazer um balanço da saúde da população negra, Milton Flávio disse que foi no início de 2003, durante o governo Mario Covas, que as instituições públicas começaram de fato a elaborar programas e políticas de atenção a população negra. Através de equipes do Qualis, estudaram-se as comunidades quilombolas, onde ficou evidenciado que as doenças de maior mortalidade entre a população negra era a tuberculose, Aids, câncer de colo de útero, hipertensão arterial e diabetes.

Conforme o deputado, das doenças genéticas, a anemia falciforme atinge de 6 a 10% da população negra. Já com relação às doenças adquiridas, a desnutrição, as mortes violentas, a mortalidade infantil elevada, a anemia ferropriva, Aids, doenças do trabalho e transtornos mentais por exposição ao álcool e drogas são as que mais atacam a população negra.



miltonflavio@al.sp.gov.br

alesp