Frente debate resíduos da construção civil


23/05/2011 17:01

Compartilhar:

Manente e Mantovani no seminário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/ALEXMANENTERESIDUOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar Ambientalista da Assembleia Legislativa encerrou na sexta-feira, 20/5, um ciclo de palestras sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em dezembro de 2010. Sob a coordenação do deputado Alex Manente (PPS), a frente foi lançada na quinta-feira, 19/5, com o objetivo de discutir medidas sustentáveis para o desenvolvimento do Estado.

Com o apoio do presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, o parlamentar iniciou a formação de um grupo de trabalho, com integrantes do poder público, iniciativa privada e sociedade, para tratar do tema. "Nosso primeiro encontro será em 15 dias e já temos a responsabilidade de discutir a destinação dos resíduos sólidos e produzir políticas públicas para atender o setor empresarial e os catadores de materiais recicláveis", adiantou Manente.

Mantovani defendeu a iniciativa e argumentou que, além de ampliar o debate, é preciso discutir soluções práticas para resolver os problemas causados pela indústria no que se refere à destinação de seus resíduos. "O ideal é fazer um trabalho de formação das pessoas. O grande desafio é traduzir à população e ao meio empresarial qual a importância de cada um neste processo", ressaltou.

O segundo seminário promovido pela frente, em parceria com a SOS Mata Atlântica, tratou da gestão dos resíduos sólidos e a indústria da construção civil. Especialistas convidados para explanar as oportunidades e desafios na área compartilharam experiências bem-sucedidas para minimizar os impactos no meio ambiente.

Questões pontuais foram debatidas, como o potencial de utilização de entulho na execução de obras, sobretudo de saneamento básico e recapeamento de estradas; a importância da água de reúso; e a possibilidade de reduzir o volume de resíduos da construção, que também podem ser tratados como uma forma de empreendimento rentável. (mlf)



alexmanente@al.sp.gov.br

alesp