Museu de Arte - Emerson Zalotti


28/04/2011 12:33

Compartilhar:

Emerson Zalotti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/ZALOTTI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Brincando de pipa" Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt=""Ana Maria e Loro José" Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt=""Autorretrato" Clique para ver a imagem ">

A arte digital de Emerson Zalotti, um jogo fluido de cores e de formas



Uma produção de mais de 2.200 obras que podemos rotular como explosiva, pois concretizada no curto espaço de tempo de um mês entre a criação e a arte final das imagens.

Aliás, suas imagens expressam os assuntos mais variados, que vão desde o sentimento de perda de um ente querido até problemas do cotidiano, assuntos relevantes ligados ao seu trabalho na educação, releitura de retratos de amigos e pessoas desconhecidas de nossas ruas.

Longe de preconceitos, podemos refletir que se a arte já foi um dia gravada nas pedras das cavernas, por que não expô-la em um pedaço de vidro luminoso ou impressa através do sistema da arte digital? Os entendidos na matéria afirmam que "na medida em que o homem passa a se expressar através de bits, cada vez mais dado e formato se confundem, cada vez mais forma e conteúdo passam a fazer parte de um só todo, ficando praticamente impossível enxergar as linhas da nova fronteira entre arte, informação, notícia ou propaganda".

Desenhista, pintor e escultor, Emerson Zalotti parece ter assimilado e dominado essa arte recente. Através das obras "Brincando de Pipa", "Ana Maria e Louro José" e "Autorretrato", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, oferece-nos uma amostragem de sua poética interior mediante um jogo fluido de cores e de formas.



O artista



Emerson Zalotti, pseudônimo artístico de Emerson Sousa Zalotti, nasceu em Andradina, SP, em 1972. Possui licenciatura plena e bacharelado com habilitação em artes plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia, MG (1998).

Foi monitor do departamento de artes plásticas na disciplina de "Mixed-Media I", na Universidade Federal de Uberlândia (1996). Possui ampla experiência como professor de arte na rede estadual de ensino de São Paulo, é organizador de festivais culturais de arte nas escolas públicas paulistas, representou a Secretaria de Estado da Educação em congressos e fóruns de arte.



Participou de exposições individuais e coletivas na Biblioteca Central de Uberlândia (junho e outubro de 1995); Espaço Cultural do Center Shopping de Uberlândia; Espaço Cultural Friends, Uberlândia (1996); Espaço Cultural Portfólio, Uberlândia (1997); Espaço Cultural, Universidade Federal de Uberlândia (1998); Galeria Santista, Santos, SP; Projeto Studio Café, Santos, SP; Centro Cultural Brasil Estado Unidos, SP (2004); Galeria de Arte Casa Caiada, SP; Espaço Cultural V Centenário, Assembleia Legislativa de São Paulo (2005).

Possui obras em coleções particulares de Minas Gerais, São Paulo e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp