Empossados novos presidentes do Consórcio Intermunicipal e da Câmara do Grande ABC


13/03/2007 17:23

Compartilhar:

Governador José Serra e deputado Orlando Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MORANDO SERRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Orlando Morando (PSDB) participou na segunda-feira, 12/3, da cerimônia de posse do prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Teixeira, "Kiko", no cargo de presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e do governador José Serra no de presidente da Câmara do Grande ABC.

Para Orlando Morando, a criação da Câmara do Grande ABC, que congrega o Consórcio Intermunicipal, o governo do Estado, os deputados estaduais e federais da região, empresários, sindicatos e outros setores da sociedade civil, com o objetivo de promover o planejamento estratégico e o desenvolvimento sustentável da região, foi de extrema importância para conclusões de obras como o Hospital Mário Covas, para a construção do Hospital Serraria, de ETEs e Fatecs e para a extensão e recapeamento da rodovia Índio Tibiriçá, entre outras.

O prefeito de Rio Grande da Serra pediu " oportunamente " ao governador José Serra que escolhesse uma pessoa que pudesse ser um interlocutor entre o governo do Estado, o Consórcio Intermunicipal e a Câmara do ABC e que agendasse uma reunião com os sete prefeitos da região para discutir as reivindicações. "Assumo a presidência do consórcio e a coordenadoria da câmara, prometendo muito trabalho e dedicação, porque acredito que é tudo o que um político pode prometer. Espero que no decorrer deste ano tenhamos muitas realizações em parceria com os governo do Estado e federal", finalizou Kiko.

Serra deixou clara sua vontade de concluir o trecho sul do Rodoanel e afirmou que será necessária uma concessão para viabilizar os recursos. "A construção do trecho sul transformará a região do Grande ABC em um importante porto seco. Sem falar de todas as economias que proporcionará no que se refere ao meio ambiente e ao transporte. Estamos viabilizando a retomada dessas obras porque é muito dinheiro. São quase R$ 4 bilhões, dos quais o governo federal se comprometeu com R$ 1,2 milhão, menos que um terço das obras. Essa é a obra principal de volume do meu governo. Sou eu quem mais deseja materializá-la, pelos benefícios, não apenas para o ABC, mas também para a cidade de São Paulo, para o Estado e para o Brasil", declarou Serra.

A polêmica Guarapiranga-Billings foi revertida em calmaria no discurso de Serra, que assegurou não haver diferença entre as duas represas, já que ambas são fundamentais para o abastecimento de água. "As ações a serem desenvolvidas na Guarapiranga estão um pouco mais adiantadas, porque essa bacia já tem lei específica, promulgada em janeiro de 2006. Não há nenhum descaso estadual em relação à Billings. O foco das nossas ações é o mesmo para a represa, com melhorias no saneamento básico, além da preservação e recuperação dos rios que a formam", explicou.

Segundo o governador, há um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, junto ao Subcomitê da Billings e Bacia do Alto Tietê, que está trabalhando na formulação da Lei Específica da Billings. "Nós temos a tarefa, dividida com as prefeituras e a Assembléia Legislativa, de apressar esse processo. A legislação vai sair, a região pode ficar tranqüila em relação a isso."

Orlando Morando disse não medir esforços para que essa lei seja aprovada o mais rápido possível na Assembléia.

omorando@al.sp.gov.br

alesp