Comissão de Transportes e Comunicações recebe presidente da AET


10/03/2010 18:53

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMTRANSPDEPSMAU_7130.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Rui Bottesi e Edmir Chedid <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMTRANSPRuyBottesiChedid04MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMTRANSPDEPSMAU_7113.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia ouviu nesta quarta-feira, 10/3, os esclarecimentos do presidente da Associação dos Engenheiros em Telecomunicações (AET), Rui Bottesi, sobre matéria divulgada no portal "Folhaonline", onde a AET aponta a empresa Telefonica por suposta fraude nos dados divulgados no balanço de 2008, com relação aos investimentos para modernização de sua rede em São Paulo.

Em sua explanação, Rui Bottesi, que têm mais de 21 anos de carreira no setor de telecomunicações, apresentou uma cronologia das panes que ocorreram entre julho de 2008 e novembro de 2009. O presidente contesta os números que a Telefonica divulgou em seu balanço de investimentos. Na opinião da Associação, que já avaliou a qualidade da rede Speedy a pedido da Anatel, a Telefonica não fez os investimentos de R$ 2,34 bilhões divulgados em seu balanço, não está preocupada em fornecer um bom serviço e conta com a desatenção da Anatel, que não cumpriria sua função de fiscalizar as empresas telefônicas.

Durante sua explanação, o presidente da AET ressaltou que não se trata de uma acusação, porém de uma cobrança com relação aos balanços apresentados pela Telefonica: "Ressalto que não acusamos a Telefonica de estar fraudando os dados, porém queremos o detalhamento e uma auditoria nos balancetes", explicou.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, ele diz não acreditar que, com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o Speedy ofereça um serviço com tantas falhas, mencionando também a pane ocorrida em novembro do ano passado, que afetou diretamente milhares de consumidores. Com relação à declaração do presidente da Telefonica, que justificou a pena pela incidência de uma descarga elétrica, Rui Bottesi afirmou: "Isso comprova a deficiência da Telefonica com relação à manutenção".

Bottesi continua reafirmando os indícios de fraude nos balanços apresentados pela Telefonica, até que a mesma abra os balancetes, o que não correu até o momento: "A AET pesquisou junto aos grandes fornecedores de TI do Brasil se eles tinham recebido contratos importantes da Telefonica em 2008. E ninguém confirmou isso", afirmou.

Para ele, com os investimentos apontados pela Telefonica, a qualidade dos serviços deveria estar em patamar bem diferente do atual: "São Paulo não merece uma má prestação de serviços". Durante sua explanação, Botessi também ressaltou o andamento de uma investigação no Setor de Investigações Gerais (SIG), sobre a Telefonica: "O que se questiona é onde foram aplicados os investimentos citados nos balanços".

Participaram da comissão os deputados Campos Machado (PTB), Antonio Mentor (PT), Celso Giglio (PSDB), Orlando Morando (PSDB), Rogério Nogueira (PDT), José Zico Prado (PT) e João Caramez (PSDB), além do presidente da comissão, deputado Edmir Chedid (DEM).

alesp