Esporte, Atividade Física e Saúde são tema de seminário na Assembleia
A Assembleia Legislativa realiza, entre os dias 11 a 13/4, o seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, com a presença de associações, gestores, estudantes, bem como esportistas em geral. O evento é uma iniciativa da Comissão de Assuntos Desportivos da Casa, e é coordenado pela Liderança do PT.
O propósito do seminário, que já está em sua quinta edição, é motivar secretarias municipais, professores de educação física e esportistas a se inteirarem do estado da arte no assunto.
O processo facilita a organização da administração esportiva, além de direcionar a população à prática esportiva, conscientizando-a de que a prática esportiva contribui para a melhora de sua qualidade de vida, possibilitando a manutenção da saúde e o aumento da longevidade. Segundo um relatório da ONU, para cada dólar investido no esporte, se economizam 2,5 dólares na saúde.
Seminário aborda a difusão da prática esportiva como fator de saúde e bem-estar
Na abertura do o seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, iniciado nesta segunda-feira, 11/4, o deputado Enio Tatto (PT) falou da pequena percentagem do Orçamento do Estado destinado ao Esporte, apenas 0,12%. Para ele, o ideal seria destinar pelo menos 1% para que houvesse uma política mais consistente que levasse à prática esportiva. Segundo o parlamentar, "Seria interessante que fosse mais difundida a consciência da contribuição do esporte para o fortalecimento da saúde, resultando em melhor qualidade de vida. A aquisição desses conhecimentos e disponibilidade de parques esportivos também se constituem em uma oportunidade a mais para que a sociedade venha a praticar atividades esportivas. Já é comprovado que a atividade esportiva leva ao bem-estar da população".
Copa e Olimpíadas
Na visão do deputado federal Vicente Cândido, atualmente o Brasil enfrenta "desafios bons", apesar da agenda apertada para a realização dos dois eventos esportivos mundiais, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para ele, os empreendimentos físicos, que dependem da construção de estádios e suporte à realização dos eventos, não apresentam obstáculo, uma vez que "a comprovada capacidade técnica do empresariado brasileiro garante essas edificações".
Para Vicente Cândido, o desafio é fazer com que a administração do esporte profissional, principalmente futebol, se preocupe em inovar a prática ou incentivar a revelação de talentos. O parlamentar falou sobre Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita em Brasília com objetivo de instituir imunidade tributária ao desporto e à cultura, a exemplo da concessão que já é dada à educação, com o objetivo de dinamizar essas áreas.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições