Esporte, Atividade Física e Saúde são tema de seminário na Assembleia

Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde
11/04/2011 20:53

Compartilhar:

Rubens Xavier, secretário de Esportes de Diadema, deputados Vicente Cândido e Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/SeminaEsporte33.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realiza, entre os dias 11 a 13/4, o seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, com a presença de associações, gestores, estudantes, bem como esportistas em geral. O evento é uma iniciativa da Comissão de Assuntos Desportivos da Casa, e é coordenado pela Liderança do PT.

O propósito do seminário, que já está em sua quinta edição, é motivar secretarias municipais, professores de educação física e esportistas a se inteirarem do estado da arte no assunto.

O processo facilita a organização da administração esportiva, além de direcionar a população à prática esportiva, conscientizando-a de que a prática esportiva contribui para a melhora de sua qualidade de vida, possibilitando a manutenção da saúde e o aumento da longevidade. Segundo um relatório da ONU, para cada dólar investido no esporte, se economizam 2,5 dólares na saúde.



Seminário aborda a difusão da prática esportiva como fator de saúde e bem-estar



Na abertura do o seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, iniciado nesta segunda-feira, 11/4, o deputado Enio Tatto (PT) falou da pequena percentagem do Orçamento do Estado destinado ao Esporte, apenas 0,12%. Para ele, o ideal seria destinar pelo menos 1% para que houvesse uma política mais consistente que levasse à prática esportiva. Segundo o parlamentar, "Seria interessante que fosse mais difundida a consciência da contribuição do esporte para o fortalecimento da saúde, resultando em melhor qualidade de vida. A aquisição desses conhecimentos e disponibilidade de parques esportivos também se constituem em uma oportunidade a mais para que a sociedade venha a praticar atividades esportivas. Já é comprovado que a atividade esportiva leva ao bem-estar da população".



Copa e Olimpíadas



Na visão do deputado federal Vicente Cândido, atualmente o Brasil enfrenta "desafios bons", apesar da agenda apertada para a realização dos dois eventos esportivos mundiais, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para ele, os empreendimentos físicos, que dependem da construção de estádios e suporte à realização dos eventos, não apresentam obstáculo, uma vez que "a comprovada capacidade técnica do empresariado brasileiro garante essas edificações".

Para Vicente Cândido, o desafio é fazer com que a administração do esporte profissional, principalmente futebol, se preocupe em inovar a prática ou incentivar a revelação de talentos. O parlamentar falou sobre Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita em Brasília com objetivo de instituir imunidade tributária ao desporto e à cultura, a exemplo da concessão que já é dada à educação, com o objetivo de dinamizar essas áreas.

alesp