Região de Piracicaba encerra série de audiências no interior paulista

Audiência Pública em Piracicaba - TEXTO FINAL
17/10/2005 19:22

Compartilhar:

Presidente da câmara local, Gustavo Ranzani Herrmann e o deputado José Caldini Crespo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Piracicaba 010.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Finanças e Orçamento realizou na Câmara Municipal de Piracicaba sua última audiência pública sobre o orçamento de 2006<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Piracicaba 004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Câmara Municipal de Piracicaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Piracicaba 024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A pavimentação da ligação entre o centro da cidade e o bairro Godinhos foi o pedido mais freqüente na reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Piracicaba 001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao concluir o cronograma planejado para o interior do Estado, a Comissão de Finanças e Orçamento realizou na Câmara Municipal de Piracicaba, nesta segunda-feira, 17/10, sua última audiência pública sobre o orçamento de 2006. Haverá ainda seis outras audiências na Região Metropolitana de São Paulo e outra na capital para tratar do mesmo assunto.

Sob a presidência de José Caldini Crespo (PFL), a reunião em Piracicaba reuniu o presidente da câmara local, Gustavo Ranzani Herrmann, os deputados Edmir Chedid (PFL), Roberto Felício (PT) e Roberto Morais (PPS) e o chefe de gabinete da Prefeitura de Saltinho, Edson Divino Lopes.

Crespo disse que reavaliar a forma de distribuição do bolo orçamentário é um caminho para se minimizar as diferenças sociais. "Sem perspectivas de desenvolvimento local, o jovem acaba deixando sua região rumo aos grandes centros. Isso não é solução, porque não muda o quadro dos bolsões de pobreza, de um lado, e da grande concentração de renda, do outro", advertiu o presidente da CFO.

O deputado Roberto Felício disse que é comum os cidadãos delegarem a vereadores e deputados a opção de decidir sobre as prioridades de cada região. "Porém, nem sempre tudo o que é preciso acaba sendo contemplado. Daí a necessidade de o cidadão participar", observou o parlamentar.

Piracicaba

A pavimentação da ligação entre o centro da cidade e o bairro Godinhos foi o pedido mais freqüente na reunião. O vereador piracicabano João Manuel dos Santos apontou essa prioridade, apoiado pelo morador Dirceu Camargo.

Paulo Souza de Oliveira sugeriu para sua cidade a instalação de uma faculdade pública de medicina.

Carlos Cavalcanti, também cidadão de Piracicaba, sugeriu a criação de uma escola técnica para Santa Terezinha, a pavimentação para os bairros Monterrey, Jaguari e Vale do Sol, bem como dos acessos aos bairros rurais de Gran Park e Náutico.

A pavimentação da vicinal que liga São Pedro a Piracicaba foi reivindicação de Francisco Edílson dos Santos.

Representantes de Capivari, Saltinho e Charqueada também apresentaram sugestões. O vereador de Capivari, Valentim Bartolucci, pediu a repavimentação de trechos da Rodovia do Açúcar, a melhoria da distribuição dos recursos do Fundef e salários para os professores.

Eleandro da Silva, vereador de Charqueada, abordou a questão das estradas. Ele deu ênfase à implantação da terceira faixa na SP-308, que liga sua cidade a Piracicaba.

O vereador Amarildo Firmino, de Saltinho, pleiteou uma creche municipal, saneamento básico para o bairro do Arraial do São Bento e equipamentos oftalmológicos e de ultra-sonografia para o hospital de sua cidade. O vereador propôs também a criação de um aterro sanitário regional.

Meio ambiente e participação

O Euclides Buzetto ressaltou a importância da aprovação do projeto de lei que estabelece a cobrança pelo uso da água. "É a única salvação de muitos rios da região, que estão sofrendo, dia a dia, impactos ambientais", afirmou o professor, que não esqueceu de sua categoria pedindo mais recursos para melhorar as condições dos aposentados.

Cabo Ferreira, vereador de Piracicaba, abordou a polêmica instalação da Febem em sua cidade. Ele disse que, apesar de muitas opiniões contrárias, não é possível que os jovens infratores continuem sendo abrigados onde se encontram atualmente, "um local sem estrutura que os amontoa indiscriminadamente".

Valter Naime, da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, lembrou que a cidade tem boa experiência com orçamento participativo. "Os deputados precisam encontrar um meio de integrar os orçamentos participativos municipais com o estadual."

O presidente da Câmara de Piracicaba, Gustavo Herrmann, apontou problemas vários, dando destaque para o grande déficit habitacional de sua cidade, mais de 10 mil moradias.

Pronunciamentos finais

O deputado Roberto Morais comentou as sugestões apresentadas para sua região. Sobre as estradas, o deputado recordou que, mesmo aprovada, a licitação de qualquer obra só poderá ocorrer até o mês de julho de 2006, por conta de restrição eleitoral. "Será uma corrida contra o tempo."

O deputado anunciou algumas obras programadas pelo governo estadual para a região, particularmente as referentes à repavimentação de vicinais. Quanto ao projeto da cobrança da água, Morais se posicionou a favor. Ao final de sua fala, ele anunciou que a cidade vai ter uma unidade de comando policial, o que possibilitará a desvinculação da região com relação a Campinas no que tange à Segurança Pública.

Edmir Chedid, relator do orçamento, afirmou que o Legislativo está num momento oportuno para implementar mudanças. "Diferentemente do que era feito até o ano passado, o relatório do próximo orçamento vai acatar emendas pontuais dos deputados e das bancadas", disse. Para o deputado, é importante que a população cobre o voto de seus representantes a favor das emendas da região. Chedid lamentou que as autoridades da região não estivessem presentes, "porque a audiência trata de um orçamento de nada menos do que R$ 80 bilhões".

Em comparação com outras regiões do Estado, a de Piracicaba é rica, mas sofre com a falta de segurança pública e com uma alta taxa de mortalidade por violência, 21 em cada 100 mil habitantes. Chedid disse que a medida a ser adotada pelo governo nessa área " a unidade de comando anunciada por Roberto Morais " é boa, mas que demorou a chegar.

alesp