O GOVERNADOR MÁRIO COVAS - OPINIÃO

Marquinho Tortorello*
05/03/2001 14:02

Compartilhar:


O governador Mário Covas tem um itinerário de vida que abrange desde o magistério até a vida profissional como engenheiro, desde a liderança estudantil até a liderança parlamentar. Mas é como político que ele se tornou conhecido e apreciado pela população - inclusive pelos seus opositores -, seja pela sua competência, sua capacidade de trabalho, a feliz escolha de seus colaboradores, seja ainda pelo inegável compromisso com a ética e a moral. Ele faz parte de uma lista de homens públicos, infelizmente não tão grande quanto mereceria o Brasil, que honraram e honram, de modo até heróico, o mandato que receberam do nosso povo.

Por causa de sua coerência e fidelidade democrática, teve cassados os seus direitos políticos pelo regime militar autoritário. Nem mesmo esse ato de truculência o afastou de seu desejo e compromisso de lutar pelo povo e seu bem-estar. Tanto que voltou a ser escolhido deputado federal, senador da República e governador do Estado com avassaladora quantidade de votos. Ultimamente, realizou a incrível façanha de nos devolver o orgulho de ser paulistas, num Estado com finanças saneadas e boas perspectivas de investimentos sociais.

O drama que agora atinge a sua saúde, quando mais dela precisávamos para o equilíbrio e a garantia democráticos, especialmente em vista dos próximos pleitos majoritários, vem demonstrando uma personalidade altaneira. O nosso governador parece um carvalho de dificílimo abatimento. Dotado de uma energia e uma força interior que impressiona até os céticos e os incrédulos. São qualidades que não se improvisa, que não surgem de uma hora para outra, nem mesmo em face da mais terrível das batalhas que um ser humano pode travar, que é a espaventosa luta contra a morte.

Seja como ser humano realizado, isto é, que amou e foi amado; seja como político que cumpriu a sua missão de serviço; seja como homem de fé, capaz de transportar montanhas, como diz o Evangelho, tenho certeza que Mário Covas se encontra na maturidade de uma vida de dedicação ao povo. Acha-se, portanto, livre para assumir o destino que Deus lhe quiser reservar, mas que há de ser sempre um destino de verdade, justiça, de solidariedade e de amor.

São Paulo e o Brasil inteiro estão ao seu lado, ao lado de sua família, numa única prece para a recuperação da sua saúde, e em agradecimento pelo exemplo de grandeza espiritual e moral que, mesmo na extrema fragilidade do corpo, nos vem dando a cada momento.

*Marquinho Tortorello é advogado, professor, deputado estadual pelo PPS, membro das comissões de economia e planejamento e esporte turismo da Assembléia Legislativa do Estado.

alesp