Parlamentar, Fundação Palmares e comunidades discutem agilização de verbas federais para quilombos


25/02/2008 10:15

Compartilhar:

Encontro na Assembléia debateu, entre outros temas, decreto que concede títulos para as comunidades quilombolas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SIMAO PEDRO QUILOMBOLAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A diretora de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares, Maria Bernadete Lopes da Silva, participou, em 15/2, de reunião com o deputado Simão Pedro (PT) e um grupo de quilombolas do Estado de São Paulo, na Assembléia Legislativa. Simão é membro da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Quilombolas, Ribeirinhos, Indígenas e Comunidades Tradicionais.

O debate abordou o Decreto 4.887/2003, que concede os títulos para as comunidades quilombolas e os processos que estão em andamento no Estado de São Paulo sobre os reconhecimentos e as discriminatórias. Também estiveram em discussão as verbas disponíveis em vários ministérios para os quilombolas " nas áreas da educação, saúde, agricultura, habitação " e de que forma a fundação pode ajudar e orientar as comunidades no acesso aos recursos.

Maria Bernadete cumpriu extensa agenda em São Paulo, entre os dias 11 e 15 de fevereiro. No Estado, são mais de 60 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares. Os municípios que abrigam esse tipo de comunidade têm direito a repasses financeiros do governo federal, para saúde da família e merenda escolar. Uma das grandes cobranças dos quilombolas é com relação aos alunos que deixam de estudar pela dificuldade de acesso (transporte) às escolas.

Entre os dias 12 e 18 de março, a diretora da Fundação Palmares, acompanhada por outros membros do governo federal, estará em São Paulo para visitar quilombos e agilizar processos de pedidos de recursos das prefeituras aos programas do governo federal.



spedro@al.sp.gov.br

alesp