TV Assembléia completa 10 anos

Hoje, são produzidos 15 programas de estúdio, que, com as atividades de plenário, perfazem 24 horas diárias de transmissão
10/11/2006 18:46

Compartilhar:

Fernando Coelho (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Fernando Coelho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tv (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Tripoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ricardo Tripoli02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sidney Beraldo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Beraldo2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tv (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tv (4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vanderlei Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/macris.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Rodrigo2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tv.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/10anos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walter Feldman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/feldman1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A TV Assembléia foi criada em 1996 com o objetivo de mostrar ao cidadão, de maneira direta, as informações e as funções do Legislativo e oferecer à população uma programação educativa e cultural de qualidade, diferente das emissoras comerciais.

No início, a estrutura não passava de uma ilha de edição para montagem das reportagens e de cinco câmeras, duas delas fixas no plenário, transmitindo ao vivo as sessões e revelando aos telespectadores uma nova realidade, quase desconhecida por muitos, mas fundamental para os rumos do Estado de São Paulo.

A TV Assembléia fazia a cobertura de todas as sessões plenárias, bem como as reuniões das comissões, audiências públicas, CPIs, fóruns e outros eventos. Enquanto duas câmeras transmitiam os trabalhos dos deputados no plenário Juscelino Kubitschek, as três outras câmeras eram utilizadas para a realização dos programas nos plenários José Bonifácio, Tiradentes e Dom Pedro e no auditório Teotônio Vilela.

Muitas vezes, sets de gravação foram improvisados no Salão dos Espelhos e no Café dos Deputados. Não havia recursos como os de computação gráfica, cenários ou mesmo efeitos de vídeo.

Em 2001 a TV passou por uma grande reformulação. A Fundação Padre Anchieta voltou ao Palácio 9 de Julho, já que, por dois anos, a emissora havia ficado sob a responsabilidade de uma produtora. Nessa ocasião, passaram a ser produzidas, diariamente, 12 horas de programação. Todos os funcionários que trabalhavam na época foram contratados pela Fundação e novos profissionais foram agregados ao grupo.

Desde então, a TV Assembléia não parou de crescer. Novos investimentos possibilitaram que ilhas de edição e equipamentos de última geração fossem adquiridos, ampliando a qualidade de produção e transmissão.

Novos programas foram criados e a programação passou para 24 horas diárias. Hoje, 88 pessoas fazem parte da equipe, entre jornalistas, produtores e técnicos. São 15 programas gravados no estúdio, além das atividades do plenário, flashes das comissões e telejornais.

Quadro:

Programas da TV Assembléia

TODOS PAULISTAS

Um raio X das cidades do interior do Estado e da Grande São Paulo.

SAÚDE E VIDA

Especialistas debatem questões ligadas ao tema, tirando dúvidas da população.

AL MANHÃ

Notícias ao vivo de segunda a sexta-feira, com os principais destaques do Legislativo paulista, do Brasil e do mundo, prestação de serviços e muito mais.

DE GENTE PARA GENTE

O terceiro setor e o impacto da ação social, na qualidade de vida das comunidades carentes.

ARENA LIVRE

Questões que exijam resposta imediata são debatidas por personalidades de destaque durante uma hora e com o questionamento dos deputados.

AL PLENÁRIO

As sessões diárias do Parlamento paulista, as votações, os debates e os novos rumos do Estado são transmitidos ao vivo em tempo real.

QUESTÃO DE ORDEM

Dois deputados de posições diferentes debatem temas polêmicos.

EM DISCUSSÃO

Projetos de lei apresentados pelos deputados são discutidos por técnicos e convidados de segmentos diferentes da sociedade.

AUTO-RETRATO

Perfil de cada um dos 94 deputados. A história do parlamentar reconstituída por depoimentos de amigos e familiares.

AL DEBATE

Programa ao vivo com deputados e representantes dos diversos setores da sociedade, que discutem assuntos polêmicos.

AL REPÓRTER

Jornalismo investigativo, que traz à tona os grandes temas do Estado de São Paulo.

AGORA É LEI

Informa o cidadão sobre as leis aprovadas pelo Parlamento paulista.

QUARTO PODER

A mídia em debate. Deputados e jornalistas analisam o trabalho da imprensa. Atividades parlamentares, notícias, documentários, cidadania, prestação de serviço, debates e cultura.



PRESIDENTES DA ALESP

Ricardo Tripoli - 1995 a 1997

"As pessoas ouviam falar da Assembléia Legislativa, mas a confundiam com a Câmara Municipal da capital, com as câmaras do interior ou mesmo com o Congresso Nacional. A partir do momento em que tivemos a possibilidade de aliar a mídia eletrônica ao trabalho parlamentar, isso fez com que as pessoas tivessem uma nova opção e pudessem assistir ao parlamento, aos debates de plenário, às comissões temáticas, a entrevistas... Enfim, a TV Assembléia tornou-se uma prestadora de serviços com visibilidade jornalística. No início, havia preconceito, por conta de alguns deputados que não tinham intimidade com televisão. Havia alguns funcionários que diziam vai ocupar o espaço do Diário Oficial, vai ocupar o espaço da assessoria de comunicação, quer dizer, havia uma disputa interna por conta de não se saber o que seria a TV e o que ela iria mostrar da Assembléia. Então, tivemos de ir quebrando preconceitos, convidando deputados mais antigos da Casa para conhecer o projeto, conversar com os funcionários mais antigos, que tinham ainda na memória, como em um arquivo, a história da Assembléia Legislativa. Enfim, foi um núcleo pequeno e começou exatamente assim: eram duas salas pequenas e o Teotônio Vilela utilizado como se fosse um estúdio improvisado, porque era tudo muito improvisado."

Vanderlei Macris - 1999 a 2001

"Hoje é um canal de comunicação importante com a comunidade. Quantas pessoas atinge, quantos debates importantes promove, quantas personalidades são hoje chamadas e comparecem imediatamente? Isso porque a TV Assembléia é um canal de comunicação importante. A comunidade vê isso, a população se inteira do que acontece aqui dentro. Hoje, a TV Assembléia realmente é um meio de comunicação fundamental do Legislativo, e acho que isso tende a crescer, tende a melhorar. Eu fico muito feliz por isso, porque foi com essa idéia, na minha gestão na presidência, que nasceu essa possibilidade."

Walter Feldman - 2001 a 2003

"A decisão de implantar a TV Assembléia foi extremamente correta, até do ponto de vista democrático. Às vezes, a sociedade e os nossos concorrentes, as televisões abertas ou a cabo, acham que ela não é necessária, que esse trabalho pode ser feito por outras emissoras. Não! Eu acredito muito nas TVs do Parlamento. Tenho visto em Brasília como elas têm crescido. Nós já tínhamos a decisão política de melhorar o trabalho, de maneira progressiva, mas com a vinda de novas tecnologias e equipamentos pudemos avançar bem mais rápido. Eu tive a satisfação de poder contribuir para isso, deixando, inclusive no orçamento para o presidente seguinte, a continuidade desse trabalho. A construção do estúdio também foi essencial para que pudéssemos dar um salto de qualidade, realizando debates, verdadeiros Rodas Vivas, onde grandes temas puderam ser colocados. Não naquela velha estrutura de entrevistas realizadas no plenário ou em alguns espaços da Assembléia, mas numa estrutura própria, realmente de televisão, que começou a surgir a partir daí."

Sidney Beraldo - 2003 a 2005

"Nós nos empenhamos bastante para que tivéssemos uma TV Assembléia independente, que pudesse, com liberdade, divulgar todos os trabalhos desenvolvidos na Assembléia, para que a população pudesse exercer seu papel de fiscalização, não só participar elegendo seu deputado, mas acompanhando seu trabalho, avaliando, controlando e fiscalizando, para que ele pudesse formar juízo e exercer seu papel de eleitor. Nisso, a TV Assembléia é importantíssima. Por isso, colocamos, como uma das prioridades da nossa gestão a consolidação da TV Assembléia. Investimos muito na sua modernização, em equipamentos, para que se pudesse dar mais qualidade ao trabalho desenvolvido. "

Rodrigo Garcia - desde 2005

"Acho que a TV Assembléia, efetivamente, é uma realidade. Ela tem sido um instrumento muito importante para que possamos levar ao cidadão, aos eleitores de São Paulo, o que se passa dentro da Assembléia. Ela tem dado cobertura a todas as atividades dos parlamentares, no Palácio 9 de Julho e em atividades externas. Isso está fazendo com que a sociedade se aproxime mais do Poder Legislativo, possa conhecer mais o que se faz dentro do Parlamento de São Paulo. Por isso, é um instrumento importante, principalmente nos dias de hoje, em que a sociedade é cada vez mais complexa. Instrumentos como a TV Assembléia devem existir para que a sociedade passe a acompanhar o trabalho dos deputados, passe a entender a importância de um parlamento para o regime democrático. Por isso, a TV Assembléia, nestes dez anos, cumpriu um papel muito importante de consolidação da Assembléia de São Paulo e da nossa democracia. Terá ainda, no futuro, um papel importante a desempenhar, com novas tecnologias, novos métodos de trabalho, enfim, com a mudança dos tempos. Por isso, a TV Assembléia está de parabéns por tudo o que construiu nestes dez anos. E agora, neste novo modelo, mais encorpada e vigorosa, vai continuar prestando um papel importante para o nosso Estado."

O primeiro diretor da TV Assembléia,

Fernando Coelho

"No momento em que o deputado Ricardo Tripoli me convidou para montar a televisão, o que animava era a possibilidade de termos uma TV que fosse servir à informação, que fosse servir à comunicação e que, acima de tudo, fosse uma ferramenta fundamental para a democracia. Quando se disponibiliza à população um instrumento como esse, uma TV Legislativa, é à democracia que se está servindo. Apesar de todas as dificuldades operacionais e burocráticas que enfrentamos na ocasião, valeu a pena o esforço por essa perspectiva, que hoje se consolida. Passados dez anos, a TV Assembléia cumpre um papel determinante na cidade de São Paulo."

alesp