Círculo de Trabalhadores Cristãos completa 60 anos

Instituição social foi eleita como uma das 50 melhores e mais eficientes do Brasil
11/10/2001 19:31

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada estadual Edir Sales (PL) congratulou-se com os moradores de Vila Prudente pelos 60 anos de serviços que o Círculo de Trabalhadores Cristãos vem prestando ao bairro.

A entidade, hoje presidida por Newton Zadra, foi inaugurada no início da década de 40, quando o bairro de população operária, descendente de italianos, ainda dependia exclusivamente do bonde para sua integração na malha de transportes de São Paulo.

Em 1939 desembarcou em Vila Prudente o padre holandês Damião Kleverkamp, para cumprir a missão de instalar uma paróquia no local. Sete meses depois, ele liderou um grupo de idealistas e fundou o Círculo Operário de Vila Prudente, com a finalidade de assistir os trabalhadores do bairro e seus familiares. Entre outros, padre Damião convidou André Franco Montoro, militante da Juventude Universitária Católica, para compor o Círculo. "O pároco revolucionou a vida local ao se envolver nos problemas comunitários, encabeçando movimentos para melhoria do bairro e da qualidade de vida de seus habitantes", afirmou a deputada, lembrando que as linhas de atuação do Círculo eram trabalho social e educação.

Atividade intensa

Atualmente o Círculo, eleito como uma das 50 melhores e mais eficientes instituições sociais do Brasil, desenvolve intensa atividade. "A performance da entidade é ampla, abrangente e de alta qualidade, atendendo quase todos os segmentos da população do bairro, preferencialmente as camadas mais necessitadas", destacou Edir.

Cerca de 500 empregados, entre médicos, enfermeiras, assistentes sociais, professores, técnicos e demais funcionários atendem programas de serviço médico ambulatorial; farmácia de distribuição gratuita; educação, através do Colégio João XXIII; biblioteca e creches em convênio com a Prefeitura.

Segundo Edir, o Círculo mantém ainda projetos externos como o Complexo Social da Favela de Vila Prudente, um conjunto de capela-consultório médico e farmácia; a Casa Damião de Molokai, para atendimento de moradores de rua; o Grupo de 3.ª Idade "Os Sapecas", que desenvolve atividades como teatro, cursos de artesanato, coral e excursões; e Encarcerados, trabalho de apoio aos detentos dos distritos policiais da região, com a prestação de primeiros socorros, higiene, orientação psicossocial e espiritual aos presos.

alesp