PCdoB realiza seu XI Congresso


25/10/2005 09:42

Compartilhar:

Deputado Nivaldo Santana (esq.), no XI Congresso do PCdoB<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/NSANTANA PCdoB pb.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de mil delegados, representando mais de 70 mil militantes, concluíram neste domingo, 23/10, o XI Congresso Nacional do PCdoB. O evento aprovou o Projeto de Resolução Política, o novo estatuto e a nova direção nacional do partido. Renato Rebelo foi reeleito presidente do partido.

Segundo o deputado Nivaldo Santana (PCdoB), delegado ao Congresso e reconduzido ao Comitê Central, "O XI Congresso foi o maior e mais importante da história de 83 anos do PCdoB". Para Santana, "a própria solenidade de abertura representou a importância e responsabilidade do partido. Dela participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente José Alencar, o presidente da Câmara Federal Aldo Rebelo e o presidente do Senado, Renan Calheiros, ministros e representantes partidários."

O presidente Lula não poupou elogios ao partido: "Sou grato aos companheiros do PCdoB, pelo que fazem no Brasil, pelo que fazem na Câmara, pelo que fazem no movimento sindical e no movimento estudantil. O PCdoB tem demonstrado extraordinária lealdade em sua relação com o governo, com o PT e comigo pessoalmente", referindo-se ao apoio dado ao governo desde a primeira hora.

Ao longo de quatro dias de debate, várias questões foram aprovadas pelos delegados presentes, como o voto secreto para dirigentes e a ampliação da participação das mulheres na direção do partido. Os delegados também ratificaram o centralismo democrático, uma das principais normas dos comunistas. Na avaliação dos presentes, o partido conseguiu a modernização necessária para seguir na luta por um país soberano e democrático.

De acordo com Renato Rabelo, "apesar da realidade adversa e do grande esforço realizado pelo governo Lula, o nosso desafio é ainda encontrar a saída, uma via de repactuação, para a construção desse projeto nacional que una os interesses da maioria da nação. Ou seja, o desafio de concretizar, unindo a maioria, o projeto de desenvolvimento mais acentuado, com efetiva distribuição de renda, valorização do trabalho, e persistência na integração regional".

nsantana@al.sp.gov.br

alesp