Cientista da Tailândia visita centro de pesquisa


05/05/2009 16:46

Compartilhar:

Encontro no Centro de Pesquisa Mokiti Okada em Ipeúna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/ALDODEMARCHICIENTISTATAILANDIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO), localizado em Ipeúna, recebeu nesta terça-feira, 5/5, a visita do diretor do Centro de Aprimoramento em Agricultura Natural da Tailândia, Kanit Muangnil. Formado em silvicultura, com mestrado em Ecologia Florestal, ele coordena o maior programa em andamento no mundo voltado à produção de alimentos sem utilização de agrotóxicos ou adubos químicos. Atividades semelhantes são desenvolvidas em Ipeúna, onde o pesquisador tailandês foi recebido pelo coordenador técnico do CPMO, engenheiro agrônomo Sérgio Kenji Homma, pelo ministro Sérgio Litholdo, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, e pelo deputado Aldo Demarchi (DEM), autor da Lei 12.518, de 2007, e que instituiu no Estado de São Paulo o Programa de Incentivo ao Sistema Orgânico de Produção Agropecuária e Industrial.

"Fiz questão de recepcionar o professor Kanit para retribuir a forma cordial como ele tratou a mim e a minha esposa, Candinha, em novembro do ano passado, quando estivemos no Solo Sagrado da Igreja Messiânica Mundial da Tailândia e conhecemos o centro de pesquisa que ele dirige", disse o deputado, depois do encontro com o cientista. Além de oferecer treinamento para pequenos produtores agrícolas, o projeto implantado na província tailandesa de Saraburi mantém uma escola de nível médio destinada a preparar técnicos especializados em agricultura natural. "Pretendo sugerir ao governo de São Paulo que ofereça esse tipo de formação por meio do Centro Paula Souza", destacou o deputado.

A agricultura natural praticada pelo Centro de Pesquisa instalado em Ipeúna e que leva o nome do filósofo espiritualista Mokiti Okada é uma forma eficaz de solucionar os sérios problemas causados pelas grandes mudanças climáticas em todo o mundo. Suas pesquisas e projetos estão direcionados para a saúde e recuperação da parte física, biológica e química do solo, ao contrário da agricultura convencional que somente observa a planta.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp