Águas da Prata oferece ao turista águas radioativas e belezas naturais


15/08/2008 15:59

Compartilhar:

Águas da Prata <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/aguas da prata bbb.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Águas da Prata <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/aguas da prata 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Famosa por suas águas minerais, localizada a 238 Km da Capital, Águas da Prata é atendida pela rodovia SP-342 que liga São Paulo a Minas Gerais, na encosta da Mantiqueira. Sua temperatura média é de 18°, com um clima seco e saudável, com uma área de 143 quilômetros quadrados. Seus rios Quartel e Prata são enriquecidos por nascentes de água mineral, destacando-se as radioativas, bicarbonatadas e magnesianas.

Entre as radioativas destaca-se a Vilela, que pode ser utilizada nas dependências do Bosque. Conta com um balneário de propriedade da Secretaria de Esportes e Turismo construído na década de 70.



História



A cidade de 7.300 habitantes deve sua existência à grande quantidade de sais minerais encontrada em suas águas. Seu nome vem de uma corruptela do Tupi-Guarani "Pay tâ" que ao ser pronunciada pelos portugueses tornou-se "Prata". "Pay tâ" quer dizer em Tupi-Guarani "Água Dependurada" em virtude da alta mineralização de suas águas, que ao escorrerem próximas às minas formam estalactites. Nas nascentes era constatada a presença de animais silvestres como: antas, veados, capivaras, queixadas, porcos do mato e muitos outros.

A divulgação da descoberta do dentista Rufino Gavião, que constatou as múltiplas propriedades medicinais das águas existentes, propagou-se e iniciou-se às margens da ferrovia a construção das primeiras casas, com a construção do primeiro hotel e pensões. Em 1876, foi instalada a primeira engarrafadora de água no então bairro da Prata, pertencente ao município de São João da Boa Vista. A cidade passou a distrito em 1926 com a denominação de Estância Hidromineral da Prata, obtendo sua emancipação político-administrativa em 3/7/1935.



Atrações



As principais atrações estão em suas belezas naturais, na Serra da Mantiqueira, com suas matas naturais que contam com cachoeiras, cascatas, lagos naturais e artificiais, trilhas para passeios, pista para motocross, cavalgadas, áreas para piqueniques com churrasqueiras ao ar livre, praça de esportes com ginásio poliesportivo, piscina semi-olímpica, oficinas artesanais, área de camping, além do balneário com aproximadamente 7.000 metros quadrados de construção em uma área de 13.200 metros quadrados. Possui uma unidade de conservação estadual com aproximadamente 48 hectares.



Destaques



Saindo da sede do município por rodovia municipal até a divisa com Minas Gerais, temos o Pico do Gavião com 1.663 metros de altitude. Conta com rampas para saltos de vôo livre (asa delta e paraglider).

O Mirante da Lagoinha oferece uma vista maravilhosa e tem instaladas no seu topo várias torres de retransmissoras de televisão, bem como atendimento de suporte da Cesp, Telesp, Polícia Militar etc.



Base econômica



O município tem sua economia baseada na agropecuária, assim distribuída:

Café com 1.100 hectares; com aproximadamente 1 milhão e 500 mil pés de café, produzindo em torno de 15 mil sacas de café beneficiado; batata com 450 hectares, com uma produção aproximada de 150 mil sacas/ano; pecuária de leite (aproximadamente 2 milhões de litros/ano) e pecuária de corte (50 mil arrobas/ano).

No perímetro urbano, a economia está vinculada à indústria de engarrafamento de água mineral, seguida pela prestação de serviços, indústria e turismo.

alesp